sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

MP cobra que Funai interceda para acabar bloqueio da BR-163 no Nortão

PUBLICIDADE

A procuradora da República Analícia Ortega Hartz Trindade e os promotores de Justiça Washington Eduardo Borrere e Daniele Crema da Rocha pediram, via ofício, a presença do presidente substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai), Aloysio Antônio Castelo Guapindaia, no trecho da rodovia BR-163, em Itaúba (90 km de Sinop), onde está localizado o bloqueio feito pelos índios terenas, desde o meio-dia desta segunda-feira. Eles liberaram a pista hoje entre às 13 e 16h, mas o bloqueio foi retomado, por tempo indeterminado, conforme Só Notícias já informou.

Os representantes dos Ministérios Públicos pediram que o presidente substituto da Funai venha para Mato Grosso ou envie um substituto com poderes equivalentes para ouvir as reivindicações dos índios e negociar uma solução. O prazo fixado para a resposta da Funai é de 24 horas, devido ao iminente risco de conflito entre índios, caminhoneiros e moradores da região.

Os índios comunicaram o Ministério Público Federal em Sinop, que acompanha os pleitos dessa comunidade desde abril de 2009, que o objetivo da manifestação é reivindicar a implantação de um posto da Funai dentro da Terra Indígena Terena entre as cidades de Matupá e Peixoto de Azevedo. O projeto da Funai, segundo os índios, seria o de implantar o posto na cidade de Guarantã do Norte para atender duas etnias conjuntamente: Terena e Panará.

Leia ainda
BR-163 volta a ser bloqueada por índios no Nortão

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE