domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Deputado aponta que escola militar deve ser implantada este ano em Sinop

PUBLICIDADE

 O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), afirmou em entrevista, ao Só Notícias, que as obras do colégio militar devem iniciar ainda este ano. A unidade deve ser construída em uma área ao lado do comando regional da PM, na rua Colonizador Ênio Pipino, no bairro Setor Industrial. O investimento inicial deve ultrapassar os R$ 4 milhões. “Nosso problema está sendo orçado, mas é prioridade do governo. Queremos ainda que até o próximo ano seja implantado na sua totalidade. Queremos começar  as obras ainda este ano. Se conseguir avançar [ as obras] estará pronto antes”. 

Segundo Dal’Bosco, a unidade educacional militar ajudará na formação cidadã dos alunos. “Temos bons colégios em Sinop. Todos melhoram muito o perfil de ensino. No entanto, o colégio militar também dará uma formação de cidadania e educacional aos estudantes. Tem o mesmo formato de ensino, mas inclui civismo que não existe em outra escolas”.

A assessoria de impressa da secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura informou que está aberta e comprometida a discutir com a Polícia Militar a implantação deste projeto, estreitando a parceria com a instituição, da mesma forma como já ocorre com o projeto Luz do Amanhã. O executivo municipal entende que este esforço, ou mesmo o aval para que Sinop seja contemplada com uma unidade do modelo militar também depende do Poder Executivo Estadual, pois estas instituições de ensino atuam sob a tutela do estado, uma vez que a Polícia Militar está atrelada ao mesmo. Se a implantação dependesse única e exclusivamente da destinação de área e auxílio com professores, o poder público municipal poderia estudar a demanda, mediante planejamento conjunto das duas partes.

A secretária de Educação, Veridiana Paganotti, disse que deve convidar o comando regional da Polícia Militar para um encontro e, com os chefes da PM, obter mais detalhes sobre a proposta da escola militar em Sinop. Esta é uma forma de se colocara a par deste projeto e saber de qual maneira o município pode atuar em conjunto com a PM local e o governo do Estado.

O comandante regional da Polícia Militar em Sinop, coronel Valter Luís Razera disse, anteriormente, ao Só Notícias, que o projeto inicial deve conter 12 salas de aulas e beneficiar em média 400 alunos. "Sempre quis implantar esse colégio no município, antes mesmo de assumir o comando regional. Recebemos sinal verde para elaboração do projeto e agora estamos correndo atrás da documentação para começar a construir ainda esse ano".

Em Cuiabá, existe uma unidade em funcionamento há vários anos. 50% das vagas devem ser destinadas para os filhos dos militares e outra parte para candidatos aprovados em testes seletivos. "A seleção é devido o ensino ser diferenciado e as vagas são concorridas. Por isso, é necessária uma seleção dos candidatos que queiram ingressar no colégio militar”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE