quinta-feira, 30/maio/2024
PUBLICIDADE

Começa estradeiro para cobrar integração de rodovias entre Alta Floresta e Guarantã do Norte

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: Disney de Paula)

A comitiva do ‘Estradeiro Noroeste’ formada por empresários e representantes de entidades saiu, esta manhã, de Guarantã do Norte (232 quilômetros de Sinop) e vai passar pelas MTs-419, 389, 320 e 208 entre Novo Mundo, Carlinda até Alta Floresta. Eles vão se reunir, hoje, às 19h, no auditório da OAB, em Alta Floresta para debater a integração das rodovias, em audiência pública da Assembleia Legislativa.

O empresário e um dos organizadores Marcelo de Castro, disse, anteriormente, ao Só Notícias, que o objetivo é criar um novo corredor logístico para facilitar o escoamento de grãos e produtos até o porto de Miritituba, no Pará. O ‘corredor de ligação’ passaria por Alta Floresta na MT-230, ligando Novo Mundo pela MT-419 até chegar em Guarantã, na BR-163.

“A região noroeste é muito produtiva e depende do escoamento para chegar até o porto de Miritituba também. Estamos nos balizando para cobrar a pavimentação de Aripuanã até chegar em Guarantã do Norte, na BR-163. Nosso maior gargalo desse projeto é a ponte do rio Juruena que é muito extensa. O objetivo é cobrar o asfaltamento no trecho de Guarantã até Alta Floresta passando pela comunidade 5 Mil”, explicou.

Ainda segundo o empresário, a conclusão da pavimentação das rodovias proporcionará desenvolvimento também no setor de mineração. “Estamos apostando muito que essa ligação entre as regiões é o crescimento da mineração do calcário, por exemplo. São fortes na produção, mas estão comprometidas pela falta de logística. Atualmente, o transporte é feio por Campo Novo dos Parecis até Cuiabá, e segue ao porto de Santos (SP). Com o novo eixo de escoamento, seguiria para o porto de Miritituba. Melhoraria muito a questão do preço da saca de soja e no valor da arroba do boi. Começa a ter uma distância menor para chegar ao mercado europeu. Além disso, teríamos menos carretas rodando. O social da região do ‘fundão’ teria desenvolvimento e reduz muito também o valor do frete”, explicou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE