sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Zoneamento da BR-163 estabelece limitações ambientais e econômicas

PUBLICIDADE

O coordenador do programa de zoneamento ecológico-econômico da região da BR-163 (que liga o Mato-Grosso ao Pará), Estevão Del Prette, avalia que, para ser implementada, a medida necessita da integração com outras políticas públicas do governo.
“O programa estava em fase de levantamento dos estudos básicos e proposição de alternativas. Para que seja implementado, deve estar conectado a vários instrumentos de políticas públicas como a ambiental e seus diversos instrumentos, a de ordenamento territorial e a agrícola”, disse. “Além disso, deve estar ligado ao planejamento territorial do país, que pode formar uma base para planejar obras e investimentos”.

O programa, apresentado hoje, em Brasília, tem como objetivo servir de instrumento de organização do território. “Ele estabelece as principais possibilidades e limitações ambientais e econômicas que um território tem, de modo a escolher as melhores alternativas de uso e ocupação da área”, acrescentou Prette.

Para a secretária da Coordenação de Políticas para Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, Muriel Sragoussi, o levantamento feito na BR-163 foi importante para definir as políticas mais adequadas para a região.
A BR-163 é estrada que escoa a produção de soja do Mato Grosso, estado que mais produz o grão no país. Mas, segundo Del Prette, esse escoamento não deve ser a única utilidade da BR-163. “O programa traz aportes técnicos e orientações para que isso não seja a única opção, para que o local tenha várias alternativas e uma economia diversificada”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE