sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Utilização de plantas medicinais será debatida em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) juntamente com o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) realizam reunião técnica sobre plantas medicinais e aromáticas, nos dias 7 a 9 de junho, no hotel fazenda Mato Grosso. O evento vai reunir representantes de 17 Estados brasileiros para discutir proposições para políticas públicas e apresentar experiências adquiridas com o cultivo e processamento de plantas medicinais utilizadas para tratamento de saúde.

O diretor de pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos fala que a reunião vai permitir a elaboração de um plano de trabalho para ser executado em conjunto com os demais Estados. A reunião é inédita e estará aberta ao público apenas na abertura que acontece no dia 7.06 (terça-feira) a partir das 8 horas. Segundo Marinho, é uma reunião de trabalho e por esse motivo é restrita, dirigida apenas aos técnicos e pesquisadores da área.

A coordenadora de pesquisa da Empaer, Marilene de Moura Alves e a bióloga Graciela Silva Rocha vão apresentar o trabalho que a empresa vem executando junto ao Programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas com fins Terapêuticos e Alimentares (Fitoplama), através do viveiro de mudas e a implantação do projeto no presídio colônia agrícola das Palmeiras, no município de Santo Antônio de Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá).

O viveiro de mudas da Empaer possui mais de 120 variedades de plantas popularmente utilizadas para tratamentos de saúde. E essas plantas são multiplicadas e distribuídas aos produtores interessados em expandir a atividade. No presídio das Palmeiras está sendo implantado um projeto que vai atender os reeducandos permitindo o cultivo, beneficiamento de plantas medicinais em uma área de 2 hectares de terra. Esse trabalho é em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Vários trabalhos serão apresentados pelos participantes dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“A reunião poderá efetivar as atividades relacionadas à cadeia produtiva de fitoterápicos, plantas medicinais e aromáticas para ampliar o acesso da população Mato-grossense e todo o Brasil”, conclui Antonimar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro apostas de Mato Grosso faturam R$ 71 mil na Quina

O apostador de Mirassol D'Oeste (252 km de Cuiabá)...

Sinop: cavalo-mecânico cai em vala e motorista fica preso às ferragens

O acidente envolveu o cavalo-mecânico que caiu na vala...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As seis dezenas do concurso 2.715 serão sorteadas, hoje,...
PUBLICIDADE