sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Unidade recebimento embalagens agrotóxicas Sinop envia sua 1ª carga a Sorriso

PUBLICIDADE

Até o final desta semana, a unidade de recebimento de embalagens agrotóxicas de Sinop enviará sua 1ª carga de embalagens para a Central de Sorriso, onde elas serão compactadas e trituradas para serem enviadas a São Paulo, onde são reaproveitadas e transformadas em conduítes, cordas, embalagem para óleo lubrificante, madeira plástica, barricas de papelão, economizadores de concreto entre outros produtos plásticos. Segundo informações do responsável pela unidade, Osvaldir Francisco, cerca de 130 toneladas de embalagens, que correspondem ao recolhimento de aproximadamente 280 produtores da região, devem ser encaminhadas para Sorriso.

“Como aqui não temos a balança, o material só será pesado em Sorriso. Ainda não sei quanto já recebemos, tem muita embalagem, mas esperamos enviar essa 1ª carga com 130 toneladas”, confirmou, ao Só Notícias.
De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), nesses 8 primeiros meses de 2005, os estados que mais recolheram embalagens foram Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul e juntos representam 77% do total devolvido em todo o país. Apenas em agosto foram devolvidas em todo Brasil 1,619 mil toneladas de embalagens.

Só os agricultores do Mato Grosso destinaram 2,604 mil toneladas de embalagens (19% a mais que o volume registrado no ano anterior – 2,190 mil toneladas). Entre janeiro e agosto foram processadas 12,348 mil toneladas de embalagens, números que indicam crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2004, quando foram registradas 10,050 mil toneladas. Nos últimos 12 meses, 16,231 mil toneladas de embalagens já tiveram o destino final correto.

O programa de destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos é um sistema formado pela integração de diversos elos da cadeia produtiva agrícola, como agricultores, canais de distribuição, cooperativas, indústria e conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em Sinop, a unidade foi implantada por meio de parceria entre a Associação Revendedora de Agrotóxicos de Sinop (Areas), Inpev, Prefeitura de Sinop, que doou o terreno, e Governo Estadual. Os investimentos totais foram de cerca de R$ 135 mil para a construção do barracão. Muito em breve a unidade deverá atender também as cidades de Itaúba, Santa Carmem, Vera e Cláudia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE