sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Tribunal derruba absolvição e decide condenar babá por morte de bebê em Nova Mutum

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Os desembargadores da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça derrubaram a absolvição da babá pela morte de um bebê de oito meses. O caso aconteceu em fevereiro de 2012 e o Instituto Médico Legal (IML) constatou que a vítima morreu por asfixia mecânica externa, tendo sido encontrada com vários hematomas pelo corpo provocados por mordidas de outras duas crianças. Agora, o processo volta pra primeira instância para o juiz definir a pena dela.

A menina estava sendo cuidada pela babá, em uma casa. No dia em que morreu, ela estava junto com outras três crianças, de um, quatro e oito anos de idade. A babá disse que deixou a menina dormindo, por volta das 15h, e, uma hora depois, ao retornar para o quarto, a encontrou com a “boca roxa” e acionou o Corpo de Bombeiros. A vítima chegou a ser levada ao hospital, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu.

O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou a babá por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. No entanto, em fevereiro de 2017, a Justiça Criminal de Nova Mutum absolveu a acusada por entender que “o nexo causal não restou seguramente comprovado nos autos, eis que não há como afirmar que, caso a ré estivesse presente naquele local, o resultado morte não teria ocorrido, ou seja, não há como precisar, com segurança, que a morte da vítima se deu em virtude da falta de estrutura da residência da acusada e/ou ausência de monitoramento do sono”.

A promotoria recorreu ao Tribunal de Justiça, alegando que a babá, “apesar não ter querido o resultado alcançado, este decorreu de sua omissão e negligência, já que era garantidora da vítima, e, nessa condição, absteve-se dos cuidados necessários para evitar o trágico resultado da morte da criança que, no dia do fato, estava sob seus cuidados”.

Os argumentos do MPE foram aceitos pelos desembargadores da Terceira Câmara Criminal. “Havendo prova firme e segura do nexo causal entre a conduta culposa da agente, na modalidade negligencia, que por omissão relevante aos deveres de cuidados inerentes ao seu ofício de babá, matou a infante vítima de oito meses de vida, resta impositiva a condenação”, consta no acórdão da decisão. Ainda cabe recurso.

Conforme Só Notícias já informou, a criança era filha de uma servidora pública e foi sepultada em Nova Mutum.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE