As agências bancárias da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e HSBC aderiram ao movimento grevista e estão com as portas fechadas, a partir de hoje. A informação foi confirmada pela unidade de Sinop, do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, responsável pelos municípios da região. Em Sorriso, há seis unidades bancárias e nas outras três os funcionários mantém atendimento normal.
Conforme Só Notícias já informou, até sexta-feira (30 de setembro), de acordo com dados do sindicato, eram 138 agências em Mato Grosso com as portas fechadas. No Brasil são mais de 7.672 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 25 estados e no Distrito Federal. Hoje este número deve subir com estas novas adesões que estão acontecendo.
Em Sinop, dez agências bancárias aderiram ao movimento. Devido a greve dos bancários, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) aponta outros meios para que a população possa realizar as transações bancárias ou pagar as contas, por exemplo. A entidade cita canais como caixas eletrônicos (179 mil em todo o país), Internet Banking, Mobile Banking (operações por celular), além de outros 165 mil correspondentes não bancários – tais como casas lotéricas, agências dos correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
De acordo com a assessoria da Febraban, os bancos oferecem também os serviços de débito automático para pagamento de contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo), além de realizar transações com segurança por meio de internet banking e mobile banking (operações por meio de celulares).