sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop e Lucas tiveram madrugada com 13º, Sorriso 11 e frio deve permanecer nos próximos dias

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (fotos: Só Notícias/Lucas Torres - atualizada às 09h27)

Hoje, os moradores de Mato Grosso acordaram de uma maneira bem diferente da comum. Ao contrário do calor logo nas primeiras horas do dia, um frio de ‘bater os queixos’ tomou conta. Sinop, por exemplo, chegou a registrar 13 graus durante a madrugada. A baixa nas temperaturas deve permanecer pelos próximos dias.

O Instituto Climatempo previu, em seu portal, que nesta terça-feira a temperatura segue em queda e não deve passar de 25 graus durante o dia. Nesta quarta-feira de madrugada, a queda será ainda maior, com os termômetros podendo registrar mínima de 12 e máxima de 28. Há, inclusive, um alerta sobre a mudança brusca na temperatura. Na quinta-feira pode chegar a 15 e na sexta a 16.

Já em Sorriso, a estação meteorológica do Instituto Federal de Mato Grosso (instalada no município) registrou mínima de 11, 3graus no início da manhã. Já para hoje, a mínima pode ser de 13, amanhã de 12, com situação parecida com a de Sinop. A máxima não deve passar de 28 graus e não há possibilidade de chover.

Lucas do Rio Verde também tem situação similar. A mínima desta madrugada foi de 13 graus. Hoje os termômetros devem ficar na casa dos 14. Na quarta e quinta-feiras, podem registrar 12 e 15 graus, respectivamente. Em Nova Mutum, a mínima de hoje fica nos 13 e de amanhã pode chegar a 10. Na quinta-feira deve ficar na casa dos 14 e sexta dos 16. A máxima não passa de 30.

Cuiabá chegou a registrar 10 graus. O dia mais frio, no entanto, deve ser na quarta-feira, com os termômetros chegando na casa dos 9, com máxima de 26. Em Rondonópolis, a baixa também será mais intensa amanhã, com até 10 graus. Hoje deve registrar 12

Já Tangará da Serra e Chapada dos Guimarães chegaram a registrar 8 graus. A média se mantem hoje nesse patamar, com até 6 graus, sem passar dos 25. Amanhã poderá chegar a 9 e máxima de 28. Na quinta-feira poderá ficar entre 11 e 28 graus, e na sexta-feira entre 15 e 30.

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Sorriso, Renan Gonçalves de Oliveira explicou que a região não registrava uma temperatura como essa desde 2017, 2018 batendo “na casa dos 10,11 graus no período noturno. Essa massa começa a perder força a partir de amanhã e lá por quinta-feira a gente já tem temperaturas regulares. Pelo período em que a gente está passando de inverno, naturalmente durante à noite, tem temperatura mais amenas. Durante o dia se elevam um pouco mais”.

Ele afirmou ainda que “teve termômetros na nossa região medindo até 9 graus, são alguns fatores que acabam influenciando nessa queda brusca. O principal é o inverno e mesmo estando em uma região sem muitos registros de baixa temperatura, mas pode ocorrer. Outra causa é que há uma massa de ar fria com bastante força com origem no Polo Sul e avançou em direção ao continente. A principal preocupação é que tem origem em cima de um continente, fora de um oceano e é mais seca e trará escassez de chuvas para algumas regiões, queda na umidade relativa do ar que é preocupante por conta do período em que a gente passa. Tem que ter preocupação com as doenças respiratórias”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE