PUBLICIDADE

Sinop: reeducandos do presídio Ferrugem serão ressocializados

PUBLICIDADE

A prefeitura está autorizada a assinar convênio com a Fundação Nova Chance, que utilizará a mão de obra dos presos que se encontram em cumprimento de pena no presídio Ferrugem para o desenvolvimento de atividades relativas à educação, qualificação profissional, trabalho e geração de renda social. O projeto durante a 8ª sessão ordinária da câmara, prevê que a cooperação visa ressocializar os reeducandos, de modo a torna-los aptos à atividades sócioprodutivas, bem como dota-los de responsabilidade econômica, ética e social, minimizando os efeitos do encarceramento, possibilitando a remição de pernas e reduzindo a reincidência criminal no Estado e consequentemente em Sinop e região.

A secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) terá a responsabilidade de selecionar dentre os presos os que apresentam melhor comportamento para desenvolver a atividade laborativa conveniada. Os escolhidos serão submetidos à avaliação psico-social pela direção e equipe técnica da unidade prisional. Também deverá ser apresentado um relatório mensal das atividades desenvolvidas, bem como orientar, acompanhar, controlar e fiscalizar o desenvolvimento do trabalho, além de comunicar a Vara de Execuções Penais quaisquer irregularidades e atos indisciplinares.

O primeiro trabalho desenvolvido pelos reeducandos será o conserto de 500 carteiras da rede municipal de educação. O projeto será dividido em cinco etapas, que custarão ao município R$ 3,5 mil, oriundo de remanejamento de aplicações diretas da secretaria municipal de Educação para a pasta de transferências a Estados e ao Distrito Federal. O total de presos envolvidos ainda não foi informado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE