Com o propósito de democratizar a construção de políticas públicas com o foco na redução das desigualdades sociais, representantes dos 141 municípios de Mato Grosso estiveram reunidos durante os três últimos dias no município de Sinop participando da IX Conferência Estadual de Assistência Social. Promovida pelo Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas-MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), pela primeira vez, a Conferência foi realizada num município do interior do Estado. "Ao interiorizar esta ação buscamos estar mais próximos da nossa população e dos nossos gestores da Assistência Social. E assim faremos em outras ações e eventos do governo, contemplando todas as regiões de Mato Grosso", adiantou Roseli Barbosa, deixando clara a marca municipalista da atual gestão.
Dentre as temáticas abordadas durante o encontro, destaque para o trabalho de busca ativa da população na linha de extrema pobreza; a valorização e capacitação dos gestores da área da Assistência Social e a efetivação de propostas voltadas à consolidação do Sistema Único da Assistência Social (Suas). "A Conferência foi de suma importância para a elaboração das diretrizes que iremos apresentar ao País sobre a nossa realidade social", avaliou o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Arlindo de Arruda Silva Filho.
Para a presidente do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Karla Lautenschlager, a Conferência é um espaço democrático para a construção de grandes de conquistas. "Atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado é um dos nossos grandes desafios, que só poderá ser concretizado com a união de esforços das três esferas públicas", concluiu Karla.
Na oportunidade, também foram eleitos os 28 delegados que representarão Mato Grosso na Conferência Nacional da Assistência Social, sendo 24 representantes dos municípios e quatro do Conselho Estadual da Assistência Social.
Programada para o período de 7 a 10 de dezembro de 2011, em Brasília, a etapa nacional irá abordar o tema "Os avanços na consolidação do Suas, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios".