Uma comissão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Mato Grosso foi formada para realizar um levantamento nas obras das sedes das varas do trabalho em Sinop, Pontes e Lacerda e Barra do Garças e apontar o volume de recursos para concluir cada uma. Nas próximas semanas, baseado nestas informações, a presidência do tribunal deve encaminhar um pedido de crédito especial via Tribunal Superior do Trabalho (TST) para viabilizar mais verbas.
O montante destinado para cada município será baseado nas necessidades constatadas. Em Sinop, o prédio está sendo construído, próximo a Unemat. Operários estão realizando a montagem da cobertura. O material de acabamento já foi adquirido. A previsão era que a entrega ocorresse ainda no primeiro semestre deste ano, mas não aconteceu. A nova sede está localizada aos fundos da Catedral.
São 800 metros quadrados e estão sendo investidos cerca de R$600 mil. O terreno foi doado pela prefeita, que também fez a terraplanagem. A nova estrutura terá capacidade para instalação de uma segunda vara no município. Já que, além de Sinop, são atendidos processos de Cláudia, Santa Carmem e União do Sul. Tramitam atualmente na vara, segundo o tribunal, 5,4 mil processos, entre novos como aqueles cuja sentença foi expedida e está na fase de execução.
Segundo o juiz Willian Corrêa Ribeiro, a nova sede trará mais conforto aos que precisam dos serviços oferecidos pela justiça. ” Será um prédio adequado as necessidades. Já comportará duas salas de audiências, abreviando o tempo de espera das pessoas, pois teremos condições de realizar duas simultaneamente. Tem o tamanho planejado para a criação de uma segunda vara do trabalho que depende de lei federal”, declarou, ao Só Notícias.
A gestão das obras é realizada pelo próprio tribunal.