quinta-feira, 30/maio/2024
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Serviços Essenciais lideram ranking reclamações no Procon em Mato Grosso

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O Procon Estadual registrou 2.728 atendimentos no último mês. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.631 registros, enquanto que pelo atendimento online 1.097 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, os campeões de reclamações foram os Serviços Essenciais, com 942 registros. Liderando o setor está energia elétrica, com 492 atendimentos, seguindo por água e Esgoto, que teve 258. A terceira posição ficou com telefonia Celular, com 132 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor de assuntos financeiros com 208 reclamações, registrando 58 procedimentos para a categoria cartão de crédito, 55 para bancos e 33 para cartão de loja.

A área produtos está em terceiro lugar do ranking, com 186 atendimentos: 37 para combustível (Gasolina, Álcool, Diesel, Gás), 28 para telefone (Convencional, Celular, Interfone) e 13 para móveis para quarto.

Já o setor serviços privados tem 157 registros, ocupa a quarta posição, com 5 procedimentos para escola (Pré,1°,2° Graus e Superior), 20 para estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria) e 17 para estacionamento (Particular, Supermercado, Shopping, etc).

O setor saúde ocupa o quinto lugar do ranking com 90 reclamações: 61 para farmácia/Drogaria, 11 para plano de saúde regulamentado e três planos odontológicos. Em sexto lugar está a área alimentos com 36 reclamações.

 A última posição do ranking é ocupada pela área habitação, com 12 reclamações: quatro registros para incorporação (construtoras e incorporadoras), quatro para condomínio e três para loteamento.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Por meio da plataforma o Procon registrou 1.097 reclamações em Mato Grosso. A área telecomunicações lidera o ranking, com 442 registros; em segundo lugar estão os serviços financeiros, com 404 reclamações; e em terceiro, produtos de telefonia e informática com 109 registros.

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