terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

SEMA e pesquisadores farão pesquisa para avaliar condições dos jacarés no Pantanal em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Os pesquisadores do projeto Caiman, com apoio da secretaria de Estado de Meio Ambiente vão avaliar as condições de saúde e a presença de doenças entre os jacarés do Pantanal mato-grossense. A equipe chegou hoje e fará a coleta de material durante 20 dias. Conforme a coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Neusa Arenhart, a análise identificará patógenos por meio de amostras sanguíneas e necropsias.

“A SEMA auxilia na escolha dos pontos e na logística das coletas do material biológico, para que eles tenham a amostragem mais representativa e geograficamente mais abrangente dentro do Pantanal em Poconé. Também vamos acompanhar algumas coletas que serão sempre noturnas, que é o horário ideal para o manejo do jacaré, com mínimo de estresse possível”, conta a coordenadora.

A análise será feita em vários pontos da estrada Parque Transpantaneira, localizada em Poconé (103 quilômetros de Cuiabá).  A licença para a pesquisa foi dada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e abrange o município de Poconé.

O projeto Caiman é uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel, do Espírito Santo, e visa a pesquisa e conservação das populações da espécie Jacaré-de-Papo-Amarelo (Caiman latirostris), símbolo da Mata Atlântica.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE