terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria investiga denúncia de agrotóxico que teria destruído hortas em Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

Desde o dia 1º de março os moradores de área urbana e sitiantes de Lucas do Rio Verde vêm tendo prejuízo em seus jardins e hortas por conta de uma possível contaminação com um herbicida utilizado na colheita da soja. De acordo com técnicos agrícolas, a morte de folhagens e hortaliças é o efeito de um dessecante lançado por avião para facilitar a colheita dos grãos.

A suspeita é de que o herbicida utilizado seja o paraquat, comercializado com o nome de Gramoxone. Segundo o Manual de Vigilância da Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o paraquat é altamente tóxico se ingerido e provoca lesões hepáticas, renais e fibrose pulmonar. Não há informações sobre contaminação direta de pessoas no município.

Nilfo Wandscheer, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde e coordenador do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) de Norte de MT, acionou a prefeitura e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, que está investigando a denúncia. Na Secretaria de Saúde do Município não há registros de casos de intoxicação por agrotóxicos nos últimos dias, mas alguns postos de saúde registraram um ligeiro aumento de casos de diarréia e vômitos, principalmente em crianças. No entanto, ainda não há informações se os casos estão relacionados à contaminação pelo herbicida.

No lançamento do veneno sobre a cidade de Lucas do Rio Verde se aplica o artigo 54 da lei 9.605 de Crimes Ambientais que diz que é crime “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”. A pena prevista para esse crime é de reclusão de um a quatro anos, e mu

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morador de Alta Floresta encontra cobra-cipó em cozinha

A cobra-cipó-marrom (chironius quadricarinatus) foi avistada na cozinha de...

Apostadores de Mato Grosso ganham prêmio após acertarem 4 números na Quina

O apostador de Cuiabá acertou, ontem à noite, quatro...

Nova Mutum: prefeitura vai ampliar cemitério

A administração municipal vai contratar empresa especializada, dia 13...
PUBLICIDADE