Geral

Secretaria de Agricultura testa 60 culturas para pequenos agricultores de Sinop

A Secretaria de Agricultura de Sinop está desenvolvendo, no campo experimental da prefeitura, no Alto da Glória, projetos direcionados para os pequenos agricultores. Estão sendo testadas cerca de 60 culturas. Segundo o secretário Alexandre Picin, Sinop tem uma agricultura familiar com deficiências e é necessário um estudo para instruir os pequenos agricultores sobre o que e como produzir, o custo que terão com a produção, quanto o mercado consome e pagará para desenvolverem uma agricultura sustentável.

Picin relatou que o mercado local prefere adquirir os produtos da região, não pelo preço, mas pela qualidade. E que uma das exigências desse mercado é a garantia de que sempre terão o produto. “Nós temos consumo e uma indústria que consegue levar boa parte de nossos produtos”, acrescentou. E o projeto que será desenvolvido, acompanhará esses produtores para que consigam abastecer esse mercado.

A área do campo experimental já está sendo preparada para iniciar os testes em aproximadamente 20 hectares. Segundo o secretário, já foram investidos cerca de R$50 mil e faltam aproximadamente R$30 mil para terminar as obras. Já estão concluídas a represa, a reforma da sede e estão implantando o sistema de irrigação.

Entre as 60 espécies que serão testadas, estão o cultivo do amendoim, do milho-pipoca, girassol, diversas frutas e verduras, que também serão testadas no viveiro municipal. “Se a secretaria, conseguir, nesses quatro anos, iniciar o processo, aí os produtores vão em frente”, ressaltou.