A secretaria municipal de Educação vem intensificando as ações de busca ativa em praticamente todos os bairros da cidade a procura de alunos da educação infantil em idade escolar, bem como candidatos ao projeto EJA – Educação de Jovens e Adultos. São ações concentradas de busca ativa nos bairros, iniciando pelos ‘polos educacionais’, onde cada um concentra cerca de 15 a 17 unidades escolares entre creches e escolas fundamentais.
A secretária Mara Gleibe explicou, que na semana passada o mutirão conseguiu identificar 489 crianças fora das escolas. Na segunda-feira foi feito na região da Vila Operária o esforço concentrado que conseguiu identificar 60 crianças e adultos fora da escola e que foram matriculados. Na terça-feira, o trabalho foi na região do bairro Sitio Farias e conseguiu identificar mais 21 crianças fora das salas de aula.
Os esforços de busca ativa de ‘casa em casa’ continuarão a ser feitos, pois o prefeito Zé Carlos do Pátio definiu como prioridade na gestão que nenhuma idade em idade escolar esteja fora das salas de aula “pois queremos deixar um legado de cidadania, qualidade de vida e oportunidades para as futuras gerações, que são as nossas crianças e os nossos jovens, até porque, um país se faz e se desenvolve através da educação e do trabalho”, declarou o gestor, através da assessoria.