Geral

Prorrogado prazo para indústrias de Sinop contratarem jovens aprendizes

Cerca de 70% das 33 indústrias de Sinop notificadas para contratar os jovens aprendizes inclusos no PNPE (Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego) procuraram a unidade do SENAI (Serviço Nacionla de Aprendizagem Industrial) até a última sexta-feira, 10.

Por isso o Senai decidiu prorrogar o prazo até a próxima sexta-feira, 17. “Como é a primeira vez que esse sistema é implantado em Sinop, alguns empresários ainda não estão familiarizados com ele. Por isso vamos prorrogar até sexta, afinal tem algumas papeladas que as indústrias têm que encaminhar e esse é um processo burocrático um pouco demorado”, disse ao Só Notícias, técnico de apoio, Donizete Rúpolo.

Como Só Notícias já informou, esse é um programa de aprendizagem industrial que consiste em um curso com cerca de um ano de duração no qual o jovem fica na empresa na condição de estagiário e depois, a empresa decide se ele será efetivado. Ao final do curso o jovem sai capacitado para o mercado de trabalho na área industrial ou comercial em geral.

A indústria notificada que não contratar o jovem até o dia 17 terá que se justificar junto a DRT (Delegacia Regional do Trabalho) sob a penalidade de multa.