PUBLICIDADE

Projeto piloto de educação é lançado em escola estadual de MT

PUBLICIDADE

Alunos e professores da escola estadual Ponce de Arruda, em Acorizal (61 quilômetros de Cuiabá), conheceram o projeto piloto “Educomunicação Cultura Científica, outros saberes e cotidiano escolar” que será implantado na unidade. A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), prevê a promoção de trabalhos colaborativos e elaboração de produtos educacionais.

Como metodologia pedagógica, a educomunicação propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia. A proposta básica apresentada à comunidade é que alunos e professores produzam em conjunto conhecimento escolar e científico, propagável e compartilhável por meio de uma plataforma educacional multicriativa e um aplicativo denominado Ecologia do Conhecimento.

Com isso, será possível estudar e desenvolver processos comunicativos capazes de envolver os jovens estudantes na produção de conteúdo e promover a aproximação de professores, pais, alunos e comunidade no ensino/aprendizagem. O projeto também possibilita compreender as habilidades dos estudantes no uso das tecnologias de comunicação e desenvolver processos em que estas habilidades passam ser aprimoradas e contributivas para a formação escolar individual e coletiva.

Além desta unidade, participam do projeto seis escolas da rede estadual dos municípios de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Jangada e Jaciara – selecionadas a partir de uma metodologia de pesquisa que leva em consideração a localidade (urbano e campo). Outro aspecto de escolha foi a experiência em projetos de educomunicação.

O secretário adjunto de Políticas Educacionais da pasta, Gilberto Fraga, destacou que a plataforma irá potencializar o talento e as ideias do grupo. “O objetivo é combinar as funcionalidades de comunicação e disseminação de informação com a construção de um ambiente colaborativo e participativo”, explicou Fraga, destacando que a plataforma permitirá a divulgação do conhecimento de cada aluno para além dos muros das escolas, sem limitação de distância física.

O lançamento contou com a participação da equipe da Seduc, discentes da UFMT e do professor doutor Dielcio Moreira, responsável pelo desenvolvimento do projeto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE