domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Projeto inicia a qualificação de multiplicadores em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O projeto “Aprendendo a Construir” foi iniciado, esta manhã, na escola Senai da Construção, em Cuiabá, com uma aula inaugural para a primeira turma do treinamento de multiplicadores. O evento contou com a participação do Serviço nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e do Sindicato das Indústrias de Construção (Sinduscon), parceiros na iniciativa.

O projeto tem o objetivo de atualizar os profissionais nos canteiros de obras de Mato Grosso, requalificando quem já está no mercado de trabalho. Os escolhidos indicados pelas empresas tem perfil para a função e espírito de liderança e vão atuar diretamente na multiplicação do conhecimento para a qualificação de 500 trabalhadores da construção civil no Estado. Novas turmas serão lançadas em agosto, outubro e novembro.

Para o técnico de edificações Francisco da Chagas, a construção civil foi um processo natural na sua vida, já que toda família atua no ramo. Ele conta que vê a qualificação como uma grande oportunidade. “Eu ainda quero chegar a engenheiro civil e sei que para isso preciso estudar bastante. Com essa oportunidade vou ter um crescimento profissional e tanto”, ressaltou ele, lembrando que já atua como orientador dos profissionais mais inexperientes na obra onde trabalha.

Para a secretaria adjunta de Trabalho e Emprego da Setas, Ivone Rosset, a iniciativa é primordial para melhorar a qualidade e reduzir riscos para os trabalhadores da construção civil do Estado. “Uma das consequências diretas do projeto, além do conhecimento adquirido e da oportunidade de atualização profissional, é a possibilidade de redução dos índices de acidentes de trabalho. Conhecendo normativas, procedimentos obrigatórios e sabendo por que certas condutas devem ser adotadas o trabalhador também poder cobrar e atuar para que esses acidentes diminuam”, enfatizou a adjunta.

O empresário Neigmar Ferreira Diniz, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Sinduscon/MT, lembra que na virada das décadas de 70 e 80 algumas técnicas na construção civil tiveram que ser adaptadas pela da falta de mão de obra especializada no Estado.

“O programa apresenta uma oportunidade ímpar na requalificação de mão de obra, uma vez que quando o funcionário chega com uma formação profissional insuficiente para o exercício da função a empresa tem que investir em sua capacitação. E gente qualificada no mercado de trabalho significa melhoria da qualidade do serviço e da produtividade”, destacou o dirigente.

O curso terá carga horária de 18 horas/aula sendo 16 horas teóricas (Escola Senai) e 2 horas práticas (canteiro de obras). Cada empresa participante poderá indicar até dois participantes por turma.

De acordo com a arquiteta Jocely Rosanna da Silva, supervisora de cursos da Escola Senai da Construção do Senai-MT, os multiplicadores terão seus respectivos multiplicadores técnicos, que são os instrutores do Senai/MT, considerados padrinhos no programa.

“Os técnicos estarão em contato permanente com os multiplicadores-colaboradores e terão oportunidade de tirar dúvidas em relação ao conteúdo do programa em teoria e prática. O acompanhamento é extremamente importante para que não haja desvios no caminho da aprendizagem”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE