quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Projeto de redução desmatamento e queimadas é implantado em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Nas últimas décadas tem se registrado um grande índice de desmatamento no chamado “Arco do Desmatamento”, que se estende entre o sul do Pará, Norte do Mato Grosso, Rondônia e sudeste do Acre. Preocupada em preservar a natureza, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum reuniu-se no último dia 09, com representantes do Poder Legislativo, Associações, Sindicatos e Cooperativas para adotar o “Projeto de Alternativas ao Desmatamento e às Queimadas – Padeq”.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco de Moraes Filho, o Padeq é um projeto do Governo Federal que visa promover a sustentabilidade da propriedade rural. Nessa perspectiva, propõe-se reduzir ou até mesmo eliminar os focos de queimadas no processo de produção agropecuária. “O objetivo do projeto é incentivar os agricultores a usufruir os produtos oferecidos pela natureza sem afetá-la. Também promover a recuperação e conservação da reserva legal”, diz.

De acordo com o secretário, o Padeq é conhecido como um novo componente do Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA, para atender as práticas de gestão participativa. “É um interesse do município ter um desenvolvimento sustentável, pois nós sabemos que muitos assentamentos possuem diversos problemas de ordem ambiental, motivo pelo qual estamos buscando essa alternativa”, explica.

Dessa forma, o Padeq coloca a disposição para as parceiras do projeto duas alternativas, com os chamados “grandes e pequenos projetos”, sendo que os dois serão utilizados no município de Nova Mutum. Os grandes projetos conterão critérios de elegibilidade, prazos para apresentação das propostas, especificações temáticas, assim como os documentos necessários.

O valor máximo dos grandes projetos é de R$ 300.000,00, com prazo de execução de um a três meses. Já os pequenos projetos serão atendidos conforme a demanda espontânea, ou seja, sem datas ou prazos determinados para recebimentos das propostas até o término dos recursos financeiros. O valor máximo dos pequenos projetos é de R$ 70.000,00 e após o preenchimento dos formulários ter um prazo de execução entre seis e dois anos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro derruba árvore no centro de Sinop

O acidente foi, ontem à noite, por volta das...

Homem que matou mulher na frente do filho no Nortão é condenado a 30 anos de prisão

Wagno Alves Pereira foi condenado pelo tribunal do júri...

Alta Floresta fará sondagem de área para ampliar terminal rodoviário

A administração pública contratou, via dispensa de licitação, serviços...
PUBLICIDADE