domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Aumenta volume de exportações de soja e carne em Mato Grosso

PUBLICIDADE

De acordo com dados divulgados ontem pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Mato Grosso registrou de janeiro a julho deste ano o crescimento de 34,40% nas exportações em relação ao mesmo período do ano anterior. “A causa deste índice é o reflexo do aumento no volume exportado do complexo soja (grãos, farelo e óleo). Em 2004 comercializamos, no mesmo período, 5 milhões de toneladas de soja e neste ano exportamos 8 milhões”, avalia o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiemt, Gavur Kirst.

O coordenador do CIN acrescenta que o volume financeiro exportado poderia ser maior se os preços tivessem permanecido nos patamares de 2004. “No ano passado a soja era comercializada a US$ 0,28 o quilo, e neste ano está sendo vendida a US$ 0,23 o quilo, o que representa uma queda de 17,86%”, explica Kirst.

Na pauta de exportação de Mato Grosso, o complexo soja, complexo carne (bovina, suína e aves), madeira, algodão e couro são os produtos de maior participação no total exportado. Juntos eles são responsáveis por 98,36% do total comercializado. “Somente o complexo soja representa 82,74% do total das exportações mato-grossenses, porém acreditamos que com o aumento na exportação de outros produtos, como por exemplo, a carne e o algodão, esta participação caia para aproximadamente 70%”, afirma Gavur Kirst.

Dentro do complexo carne, a carne suína teve o aumento de 346,27%. De acordo com o coordenador do CIN, este expressivo aumento das exportações reflete a política de incentivos do Governo do Estado em tratar a produção de suínos numa esfera industrial com todos os índices de qualidade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...
PUBLICIDADE