Deve ser confirmado na semana que vem, pela juíza eleitoral da Comarca de Sinop, Gabriela Albuquerque Silva, o cronograma de visitas que a Justiça Eleitoral vai fazer durante a campanha “Meu Voto é Consciente”, que visa conscientizar a população sobre a importância do voto.
A juíza quer, juntamente com as associações, fazer um trabalho direto junto ao eleitorado para deixar claro que a compra de votos é proibida pela Justiça Eleitoral, que há penalidades e que, vendendo votos, os eleitores não estarão fortalecendo o processo democrático e estão disperdiçando a oportunidade de escolher representantes dignos de seu voto para bem representá-los.
A Justiça Eleitoral estará percorrendo escolas e associações de bairros. “Explicaremos o que é o voto consciente, fazendo apelos para que o cidadão não deixe ninguém comprar seu voto, porque queremos ter uma eleição com ética e com respeito”, explicou a juíza anteriormente, em um programa de televisão.
Segundo a assessoria da juíza, a programação já está feita, mas deverá ainda ser confirmada. As visitas vão contar ainda com a participação da promotora Januária Dorileo Bulhões e vai ressaltar ainda a proibição à prática de boca de urna no dia da eleição.