Os produtores de Itanhangá (160 km de Lucas do Rio Verde) vão fortalecer o protesto que surgiu em Ipiranga do Norte e está tendo adesões em Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, dentre muitas outras cidades da região. Na segunda-feira, a partir das 08:00hs, haverá bloqueio da rodovia MT-338 que dá acesso a Lucas do Rio Verde. Caminhões e carretas carregados com soja, milho, arroz e produtos do agronegócio vão ser impedidos de passar de um lado para outro. O bloqueio, do “Grito do Ipiranga”, vai começar a partir das 08:00hs
“Estamos formando duas equipes. Uma ficará aqui em Itanhangá para fazer o bloqueio, que deve ir até o final da tarde, e outro grupo estará na BR-163 em Lucas do Rio verde fortalecendo o bloqueio que também será feito lá”, explicou, ao Só Notícias, um produtor que está na comissão organizadora.
O protesto é contra os baixíssimos preços da soja, milho e arroz, altos custos de produção e juros, além de outras medidas econômicas do governo federal que estão prejudicando o setor. É grande o número de produtores da região Norte em situação econômica delicada devido as sucessivas perdas de rentabilidade nas últimas safras.
O bloqueio da BR-163 – principal rodovia que liga a capital ao Nortão- também será feito na segunda-feira em Sinop em Sorriso e Lucas.