quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Produtores de Sorriso querem reflorestar 3% do município

PUBLICIDADE

Produtores rurais de Sorriso (80 km de Sinop) querem reflorestar 3% da área agricultável do município. A proposta inédita será avaliada nesta amanhã pelos 18 membros da Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural (CPACR) na primeira reunião da entidade, neste mês conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Cloves Vettorato.

O projeto de financiamento por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) Rural, dentro do Programa de Conservação da Natureza (Pronatureza), destinado a projetos de reflorestamento, será avaliado por representantes de várias entidades, entre as quais Ibama, Famato, Sema, Incra e Empaer. “Essa é uma proposta que está vindo dos produtores da região”, disse o coordenador do FCO, Dimas Gomes Neto.

Com uma área agricultável de 515 mil hectares, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pronatureza pode garantir o reflorestamento de 14,4 mil hectares (3%).

A linha de crédito do Pronatureza destina-se a incentivar projetos que visem à conservação e à proteção do meio ambiente, à recuperação de áreas degradadas ou alteradas e ao desenvolvimento de atividades sustentáveis.

Mais: tem ainda como finalidade apoiar a adaptação dos processos produtivos a tecnologias apropriadas às condições ambientais da região, além de incentivar a recuperação da área de reserva legal, matas ciliares e de preservação ambiental.

Conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental é uma das metas de Vettorato que assumiu nesta segunda-feira (1º ) a Seder. “Vamos reforçar as ações nesse sentido, certificando as propriedades com base nos aspectos ambientais, sociais e sanitários. Além de tudo, é necessário que haja a integração dos trabalhos da Seder com os órgãos ambientais estaduais e federais”, disse Vettorato.

Outra pauta em discussão na reunião da Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural será a avaliação de 49 cartas-consultas que, juntas, totalizam mais R$ 25 milhões em investimentos em projetos na área agrícola.

Os principais projetos em análise pelos membros da Câmara são nas áreas de abertura de área de lavoura, armazenagem, conservação de solo, bovino matriz (carne e leite), comercialização de grãos, instalações e equipamentos para pecuária, plantio de cana e reforma de pastagem somam.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Criança é hospitalizada após ser atingida por carro em Guarantã do Norte

O menino, de 12 anos, foi encaminhado para cuidados...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...
PUBLICIDADE