Geral

Prefeitura de Sinop inicia movimento de conscientização para reforçar segurança no trânsito

A secretaria de Trânsito e Transporte Urbano lançou o movimento “Maio Amarelo” para conscientizar motoristas, condutores de motos e pedestres sobre a segurança no trânsito, reforçando a atenção com limite de velocidade, parar nas rotatórias, cruzamentos e respeitar faixa de pedestres.

Durante todo o mês haverá várias atividades educativas de orientação, como blitz, palestras em empresas e aos condutores, ressaltando a importância de cumprir as regras de trânsito para segurança coletiva.

Nas escolas, será realizado o projeto “Criança Segura na Escola” com palestras lúdicas e interativas, com intuito de ensinar os alunos sobre as regras de circulação e conduta e a importância de colocar em prática diariamente ao usar o trânsito.

Nas empresas, será ofertado o projeto “agente palestrante” que visa repassar aos funcionários e empresários o valor da vida, estatísticas, causas e consequências e como evitar acidentes durante a execução do trabalho.

A secretaria ressalta que toda empresa poderá receber a palestra. Para isso, é preciso que a interessada emita um ofício ao Departamento de Educação para o Trânsito, especificando a data e horário da disponibilidade em receber a equipe para orientações. É necessária solicitação com antecedência para a programação da secretaria.

Além desses, ainda será realizado o projeto “Cidadão Consciente, Trânsito Sem Acidente” voltado aos condutores de motocicletas e automóveis, sobre os riscos da direção veicular. Nesta atividade, será realizada blitz educativa com adesivagem de veículos e entrega de fitas amarelas alusivas aos cidadãos abordados.

“Maio Amarelo é um movimento nacional que tem como objetivo a discussão ampla do tema segurança viária. O objetivo é mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos dela, para engajar ações e propagar o conhecimento, dando amplitude que a questão do trânsito exige. Ações educativas serão realizadas ao longo desse mês visando a redução dos índices de acidentes e garantindo a saúde dos usuários”, declarou o secretário da pasta, major Joubert Sacramento.

Todas essas açõesserão seguidas rigorosamente as medidas de biossegurança instituídas pelos órgãos de saúde, como, o distanciamento, uso de máscaras faciais e higienização das mãos com álcool 70%. A informação é da assessoria da prefeitura.

A secretaria também continua o trabalho de conscientização e notificação para os que insistem em estacionar carros e motos nas calçadas, prejudicando e impedindo passagem de pedestres.

 

Só Notícias (foto: Roneir Corrêa/assessoria)