PUBLICIDADE

Pista do aeródromo em Guarantã do Norte foi excluída do cadastro da ANAC; prefeito retoma articulação para regularizá-la

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero

A gerenciadora de segurança operacional, Ciciani Pereira Abreu confirmou, em entrevista, ao Só Notícias, que o aeródromo foi excluído do cadastro de aeródromos e retirado das publicações aeronáuticas há mais de 7 anos por falta de renovação da própria portaria na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Por isso, é considerado ilegal e não tem permissão para pousos e decolagens de aeronaves.

“Na aviação existe o registro que é quando faz no nome de uma pessoa física. Depois, existe a homologação que é feita pela prefeitura. Em Guarantã, foi registrado, há muitos anos, nome de uma pessoa. Quando só exista a pista. Depois disso, ocorre uma negligência muito grande. Foram colocadas bombas de combustíveis, hangares para aeronaves irregulares. Com isso, essa pista não tem permissão para nenhum tipo de operação e deveria estar lacrado”, explicou Abreu.

Ainda de acordo com a gerenciadora de segurança, a renovação do registro do aeródromo precisa ser feita há cada 10 anos. “É uma pista totalmente clandestina. Como gerenciadora, vamos estar comunicando a Aeronáutica sobre a situação. Além de acionar o Ministério Público do Estado”.

Quem regulamenta é ANAC. Procurado por Só Notícias, o prefeito de Guarantã, Érico Stevan Gonçalves disse que na gestão do ex-governador Pedro Taques foi feito “um processo para uma pista nova. Ele tinha prometido uma pista para receber aeronave com capacidade até oito passageiros. Por isso, é uma pista maior. Pagamos cerca de R$ 36 mil para fazer os projetos. Porém, não foi cumprindo. Agora, começamos a discussão com o novo governo (Mauro Mendes), mas está meio parada essa situação. Até final do ano, se não for executada a pista nova, vamos regularizar a antiga”.

Não foram mencionadas as melhorias que precisam ser feitas inicialmente na pista para atender as exigências da ANAC e operar legalmente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE