sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Papa será enterrado na sexta-feira

PUBLICIDADE

O funeral do papa João Paulo II será celebrado na sexta-feira, às 10h locais (5h de Brasília), confirmou o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, em entrevista coletiva concedida no Vaticano. A decisão foi tomada hoje durante a primeira reunião dos cardeais depois da morte do Papa, cujo objetivo foi decidir os detalhes do funeral do Pontífice e começar a discutir sua sucessão.

Clique aqui e veja fotos do velório do Papa

“Após o funeral público, que será celebrado na sexta-feira às 10h locais (5h de Brasília), carregaremos o caixão para baixo da Cripta do Vaticano”, afirmou o porta-voz do Vaticano. O corpo do Pontífice será deixado a poucos metros do túmulo do apóstolo Pedro.

Sucessão
Os cardeais ainda não decidiram quando começará o conclave para a eleição do sucessor de João Paulo II, informou Navarro Valls. Enquanto um novo pontífice não for escolhido, os cardeais vão se reunir todos os dias para cuidar da direção da Igreja Católica.

A congregação de purpurados fez hoje sua primeira reunião na sala Bolonha do Palácio Apostólico do Vaticano e contou com a presença de 65 dos 183 membros que estavam convocados (de fato são 184, já que um deles foi nomeado “in pectore” e ainda não teve sua identidade revelada).

Em uma primeira reunião, os cardeais prestaram o juramento determinado pelas normas vaticanas e tomaram as decisões relativas às exéquias do papa. A data de início do conclave “ainda não foi decidida”, destacou Navarro Valls.

A norma do Vaticano estabelece que a reunião de cardeais da qual sairá o novo sucessor na Poltrona de Pedro deve ser convocada não antes de quinze dias nem após vinte dias da morte de um papa.

Karol Wojtyla morreu no último dia 2, motivo pelo qual o conclave deverá ser convocado entre os dias 17 e 22 deste mês

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE