quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Operação Abafa Amazônia será lançada na 3ª no Nortão para identificar crimes ambientais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A operação Abafa Amazônia será lançada na próxima terça-feira, em Nova Ubiratã, (168 quilômetros de Sinop) para responsabilizar os autores de infrações e crimes ambientais por uso ilegal do fogo. As ações vão até o dia 13, totalizando onze dias de atividade e busca reduzir queimadas e crimes ambientais em diversos municípios na região Norte.

O nome Abafa referir-se a um dos métodos de combate ao fogo, que consiste na retirada do comburente da mistura, levando à extinção das chamas. Em alusão a isso a operação tem como finalidade coibir o uso irregular do fogo e está prevista no plano de operações para a temporada de incêndios florestais, inserida na fase de responsabilização, uma das quatro etapas do ciclo operacional, sendo elas prevenção, preparação, resposta e responsabilização, o qual perdura durante o ano todo.

Participarão da operação o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Estado e Meio Ambiente, Delegacia Especializada do Meio Ambiente, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública e Força Integrada de Proteção Ambiental (FIPA).

No ano passado o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles esteve em Sinop e Sorriso e acompanhou o início da Operação Abafa Amazônia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preso na Argentina foragido por assassinato de mulher em Sinop

Foi preso ontem na província de Missiones, cidade de...

Colíder expandirá obras na área de iluminação pública

A prefeitura fará procedimento licitatório, hoje, visando a aquisição...
PUBLICIDADE