Geral

Operação Abafa Amazônia será lançada na 3ª no Nortão para identificar crimes ambientais

A operação Abafa Amazônia será lançada na próxima terça-feira, em Nova Ubiratã, (168 quilômetros de Sinop) para responsabilizar os autores de infrações e crimes ambientais por uso ilegal do fogo. As ações vão até o dia 13, totalizando onze dias de atividade e busca reduzir queimadas e crimes ambientais em diversos municípios na região Norte.

O nome Abafa referir-se a um dos métodos de combate ao fogo, que consiste na retirada do comburente da mistura, levando à extinção das chamas. Em alusão a isso a operação tem como finalidade coibir o uso irregular do fogo e está prevista no plano de operações para a temporada de incêndios florestais, inserida na fase de responsabilização, uma das quatro etapas do ciclo operacional, sendo elas prevenção, preparação, resposta e responsabilização, o qual perdura durante o ano todo.

Participarão da operação o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Estado e Meio Ambiente, Delegacia Especializada do Meio Ambiente, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública e Força Integrada de Proteção Ambiental (FIPA).

No ano passado o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles esteve em Sinop e Sorriso e acompanhou o início da Operação Abafa Amazônia.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)