O novo secretário municipal de Trânsito, Atila Wanderley da Silva, disse, hoje, que dará continuidade aos projetos de seu antecessor e fortalecerá o trabalho de conscientização e educação no trânsito dos motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres.
Ele está identificando os principais problemas que Sinop tem, embora é conhecedor do alto índice de acidentes, falta de sinalização ou precariedade em determinadas vias de grande movimento, dentre outros. Para Atila, que foi comandante do Corpo de Bombeiros, é preciso fortalecer entre os condutores a conscientização quanto ao respeito as leis de trânsito. “A cidade tem algumas carências no trânsito, mas ainda o principal problema é o condutor,” disse o secretário, referindo-se a necessidade de respeitar sempre o limite de velocidade, usar cinto de segurança, capacete e respeitar a sinalização. Só nos dois primeiros meses deste ano, os bombeiros atenderam 94 ocorrências com feridos.
Ele defende ainda um trabalho mais intenso com ciclistas, que são causadores de muitos acidentes com vítimas fatais. O secretário pretende reforçar o trabalho educacional em frente às escolas para evitar tumultos durante saída de alunos, bem como pais estacionando em filas duplas para esperarem os filhos.
Atila adiantou que serão modificadas também algumas paradas de ônibus, como na avenida dos Ingás, em frente a Unemat, que deve passar para a avenida das Saudades, melhorando, assim, o tráfego.
Hoje a secretaria de Trânsito conta com 10 agentes e Atila prevê dobrar o efetivo, nos próximos meses, para reforçar o trabalho.