segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum: comércio manifesta solidariedade aos protesto de caminhoneiros para baixar combustível

PUBLICIDADE

A Associação Comercial e Empresarial (Acenm) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Mutum (CDL) manifestaram, hoje, solidariedade aos caminhoneiros que interditam a BR-163 no trevo de acesso a São José do Rio Claro, no município. Segundo as entidades, a maioria dos associados se mostrou solidária à causa dos manifestantes que reivindicam, principalmente, diminuição no preço do diesel e aumento no preço mínimo dos fretes, considerado baixo pela categoria.

As duas entidades comerciais ainda convidaram os associados e comerciantes que quiserem manifestar apoio ao movimento a se encontrarem no local do bloqueio, nesta quinta-feira, das 16 às 19h, levando água, gelo e alimentos não perecíveis, apontando que muitos caminhoneiros precisam de suprimentos.

O presidente da Acenm, Jimmy Huppes, expôs "que a causa é justa e que os ganhos serão de toda a sociedade. Participamos de algumas reuniões buscando soluções a curto prazo, pois nossa maior preocupação é que, com o prolongamento dessa manifestação, haja problemas na colheita e logística da safra e esse prejuízo reflita no comércio. Precisamos ir a fundo para resolver esse problema, mas com a consciência de que podemos criar outro ainda maior caso a safra seja comprometida. Outro temor é pelo desabastecimento que já atinge alguns segmentos empresariais como combustíveis, farmácias e supermercados e não demorará a chegar a outras categorias”, expôs o

Apesar de não haver uma pauta unificada de reivindicações, os manifestantes reclamam, principalmente, da alta do preço do diesel, da redução do preço do frete e do valor dos pedágios. Os caminhoneiros alegam que o diesel ficou mais caro depois que o governo elevou as alíquotas do PIS/Cofins e da Cide, em janeiro, resultando em uma alta de R$ 0,15 por litro do combustível. Alegam também que o preço do frete teve uma queda de 37% em todo o país nos últimos cinco meses, enquanto houve alta nos custos de manutenção dos caminhões e das safras de produtos agrícolas.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) rebate os caminhoneiros dizendo que o preço do frete é livre, negociado entre contratante e contratado. O que se regulamenta é apenas a forma de pagamento, para fins fiscais. Já as entidades do setor de transportes como a Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam) afirmam que o valor do frete, hoje, é definido por uma tabela de referência feita pelas transportadoras e apontam a existência de um “cartel informal” do preço do frete.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE