O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Construção Civil e Mobiliário do Norte de Mato Grosso (Siticom) ainda avaliará a contraproposta de 5% de aumento, encaminhada recentemente pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras (Sindusmad). O índice será aplicado para mais de 2,5 mil trabalhadores do setor em Sinop, Cláudia, União do Sul, Itaúba, Santa Carmem, entre outras cidades.
O presidente Vilmar Galvão explica que o Siticom não se pronunciará sobre o percentual apresentado pelo sindicato patronal até que possa estudá-lo juntamente com a classe, que reivindicou aumento de 17% (correspondente as perdas e reajuste real)
Segundo Galvão, até o momento, as negociações estão paradas devido a outras situações que o sindicato vem resolvendo. “Não iremos nos pronunciar até fazermos uma análise dos pontos prós e contras. Eles mandaram a proposta e ainda a discutiremos”, declarou, ao Só Notícias.
A região Norte concentra o maior pólo madeireiro do Estado. No ano passado, o percentual foi fechado em 5%, após negociações entre os dois sindicatos, e aplicado de acordo com o nível e função, que distinguem o piso.