PUBLICIDADE

Nortão: mais 5 estão sendo julgados hoje sobre “chacina de Matupá”

PUBLICIDADE

Começou, nesta manhã, o julgamento de mais cinco pessoas denunciadas por suposto envolvimento nas mortes dos irmãos Ivacir e Arci Garcia dos Santos e de Osvaldo José Bachinan, ocorridas há 21 anos, em Matupá (210 km de Sinop). Desta vez, estão no banco dos réus Donizete Bento dos Santos, Gerson Luiz Turcatto, Paulo Cezar Turcatto, Mauro Pereira Bueno e Airton José de Andrade. Esta é a segunda sessão sobre o caso, que ficou conhecido como “chacina de Matupá”, e poucas pessoas se mostram interessadas em participar da audiência. Cerca de 20 policiais militares estão reforçando a segurança na cidade.

•Siga Só Notícias no Twitter

Os cinco réus fazem parte da relação de 18 pessoas envolvidas no caso. A primeira sessão de julgamento começou na última terça-feira (4) e foi concluída apenas durante a madrugada de quarta, quando o juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu anunciou que os jurados decidiram absolver Santo Caione e Alcindo Mayer e consideraram Valdemir Pereira Bueno (que jogou gasolina nos corpos das vítimas) foi condenado. A pena imposta foi de oito anos de reclusão, em regime inicialmente fechado. Os 3 morreram carbonizados, após terem sido espancados.

A chacina no município de Matupá ocorreu em novembro de 1990. Ivacir Garcia dos Santos, 31, Arci Garcia dos Santos, 28, e Osvaldo José Bachinan, 32, após uma tentativa de assalto, teriam invadido uma residência mantendo duas mulheres reféns, por mais de 15 horas. A Polícia Militar foi acionada e os assaltantes se renderam. No entanto, eles foram capturados pelos populares, levados até a praça, espancados e queimados. A ação foi registrada por um cinegrafista e as imagens repercutiram em todo o mundo.

A terceira sessão de julgamento do caso está marcada para a próxima segunda-feira (17), quando sentarão no banco dos réus Luiz Alberto Donin, Elo Eidt, Mário Nicolau Schorr, Faustino da Silva Rossi e Elywd Pereira da Silva. A última sessão será realizada no dia 24, com o julgamento de José Antônio Correa, Antônio Pereira Sobrinho, Roberto Konrath e Enio Carlos Lacerda. Já no caso de Arlindo Capitani, que não compareceu na primeira sessão, a Justiça ainda determinará os próximos procedimentos.

(Atualizada às 8h47)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE