segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Nortão: juiz acata denúncia e abre processo penal contra veterinário acusado de matar policial

PUBLICIDADE

O juiz da Comarca de Tabaporã (190 quilômetros de Sinop), Cássio Leite de Barros Netto, acatou a denúncia do Ministério Público Estadua que aponta o veterinário Daniel Augusto Tschope, 32 anos, o principal suspeito de assassinar, a coronhadas de revólver, o cabo da Polícia Militar, Renilson Vicente, 42 anos. O crime aconteceu no início de janeiro, no distrito de Nova Fronteira e o réu ainda está preso em Porto dos Gaúchos (150 quilômetros de Sinop). O processo penal foi aberto e Daniel deve ir a júri popular.

Na denúncia do MP, é apontado que, no dia do crime, o acusado “teria passado por diversas vezes na frente da casa da vítima, conduzindo veículo automotor em alta velocidade, cujo escapamento produzia ruído em excesso, causando à vítima desconforto. Consequentemente, a vítima, que se tratava de cabo da Polícia Militar, adotou providências no intuito de fazer cessar a ação ilícita, e o acusado fora encaminhado e cientificado acerca do auto de infração de trânsito lavrado.”.

Após receber a multa, o réu teria então, conforme consta no processo, “se deslocado até a residência da vítima, local onde verificado que não havia ninguém, desferiu algumas pedras, as quais destruíram uma porta de vidro da casa e um fogão. A vítima, ao chegar em sua residência e verificar os danos, deslocou-se até a residência do réu, municiado de uma arma de fogo, onde entraram em luta corporal. Durante a briga, o acusado apossou-se da arma da vítima e lhe desferiu diversas coronhadas em sua face e cabeça, provocando lesões as quais lhe causaram a morte”.

A briga teria acabado com a chegada de outro policial militar e Renilson foi encaminhado para ao Pronto Socorro, “gravemente ferido em decorrência das agressões sofridas, tendo sido constatado o óbito da vítima quando de sua chegada ao Hospital local. O acusado teria ainda se apossado de um pedaço de madeira com o qual passou a golpear o automóvel da vítima e foragido do local do crime”, relata a denúncia da promotoria.

Os advogados pediram pela “exclusão do delito imputado”, alegando que o réu agiu em legítima defesa, além de solicitar a revogação da prisão preventiva por “não se vislumbrarem os requisitos para a sua manutenção”. Durante audiência, o acusado manteve a alegação afirmando que “tomei a arma dele e na verdade eu também golpeei ele algumas vezes porque o meu medo era dele se levantar e ir atrás de mim. Eu tomei a arma dele e tentei o desacordar, de alguma forma, pra ele não vir, ou me perseguir, mas agi em legítima defesa”.

Entretanto, para o magistrado, a materialidade do crime de homicídio foi comprovada pelas fotografias, certidões de óbito e laudo de necropsia. Citando o código penal, Cássio apontou que “ante a quantidade de coronhadas deferidas pelo acusado em face da vítima, verifica-se a possibilidade de utilização de meios que extrapolam o suficiente para apenas repelir injusta agressão iniciada pela própria vítima, isto porque conforme se denota das fotos faciais, a vítima sofreu mais de dez em sua face, as quais resultaram no trauma que a levou à óbito”.

A revogação da prisão preventiva também havia sido negada pelo juiz que ressaltou que a medida era uma forma de garantir a “ordem pública e conveniência da instrução, levando em consideração ainda a existência do crime e indícios da autoria do acusado na prática do crime”. Para o juiz, apesar do acusado possuir residência fixa e trabalhar, um dos motivos pelos quais a prisão deveria ser mantida é “a repercussão que o ilícito tomou pela cidade e a gravidade em concreto do crime, principalmente pela função pública exercida pela vítima” e que pôr o réu em liberdade poderia demonstrar para a sociedade “que a lei penal é falha e vacilante”.

Conforme Só Notícias já informou, Vicente não resistiu aos ferimentos causados pelas pancadas e faleceu pouco depois. Ele foi sepultado, com honras militares, em Sinop.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE