PUBLICIDADE

Ministro recebe reivindicação para homologar aeroporto de Alta Floresta

PUBLICIDADE

Durante audiência pública promovida pela Comissão de Turismo e Desporto, da Câmara dos Deputados, Ricarte de Freitas (PTB/MT) cobrou do Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, a homologação do aeroporto de Alta Floresta. Segundo Ricarte, “o aeroporto está pronto desde 2001 e ainda não foi homologado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC)”. Walfrido se dispôs a articular com os setores específicos e empenhar-se ao máximo para resolver a situação. “Reconheço que aquela região tem atraído muitos turistas estrangeiros, e, portanto, a homologação torna-se urgente”, disse o ministro.

Ricarte pediu, ainda, atenção especial do Ministro no que diz respeito ao fim das atividades da Varig no Mato Grosso. “O Estado está sendo retirado do turismo internacional”, informou. A promessa também foi de empenho junto aos responsáveis.

Lei Geral de Turismo – A audiência aconteceu ontem e contou com a presença do Secretário de Políticas e do Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi e Márcio Favilla, respectivamente, e do Presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz. Eles debateram, junto com os parlamentares, o Anteprojeto da Lei Geral de Turismo, que define as atribuições do governo federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor e regula as atividades da iniciativa privada responsável pela oferta de serviços e produtos turísticos.

De acordo com o ministro, a proposta objetiva criar um novo marco regulatório para o setor, que esteja em sintonia com o papel exercido hoje pelo turismo no desenvolvimento econômico e sustentável do país. “Há uma fragmentação muito grande de legislação e a proposta do Ministério é fazer uma lei única que abarque todos os atores que desenvolvem o turismo no Brasil”, afirmou Walfrido.

Em sua sétima versão, o anteprojeto vem sendo debatido em fóruns representativos de segmentos do turismo brasileiro. Atualmente, o anteprojeto está em processo de discussão na Câmara de Legislação do Conselho Nacional do Turismo. Walfrido garantiu que o projeto da Lei Geral de Turismo será enviado para debate e votação do Congresso Nacional, ainda neste semestre, como resultado de uma ampla discussão com todos os setores envolvidos, incluindo municípios e estados.

Durante a audiência, o ministro pediu ao parlamentares apoio no que diz respeito à verba para promoção do turismo. “O Brasil precisa se promover para trazer turistas estrangeiros. O governo investe, por ano, US$ 70 milhões em promoção. Essa verba não é suficiente”, afirmou. “Peço a colaboração dos senhores nesse assunto. Hoje, o Congresso Nacional conta com 30 deputados e 29 senadores trabalhando para o turismo. Temos uma ótima equipe”, elogiou.

O texto define, ainda, que a Política Nacional de Turismo terá entre seus objetivos a democratização do acesso ao turismo no País para todos os segmentos populacionais e a redução das disparidades sociais e econômicas, com a oferta de emprego.

O anteprojeto cria o Sistema Nacional de Turismo, integrado por órgãos federais, estaduais e municipais e entidades públicas e privadas credenciadas. Caberá ao Sistema garantir o desenvolvimento sustentável das atividades turísticas, integrando o setor oficial com o produtivo. Segundo a proposta, o governo federal terá que elaborar um Plano Nacional de Turismo, periodicamente. O texto define também que as empresas prestadoras de serviços turísticos somente poderão funcionar no País após serem registradas no Ministério do Turismo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025

O governo de Mato Grosso divulgou, hoje, a relação...

Prefeitura confirma Us Agroboy no réveillon de Alta Floresta

A prefeitura divulgou, hoje, a programação do réveillon na...

Sorriso: condutora é socorrida após bater carro em poste

Um Fiat Uno colidiu contra um poste no canteiro...
PUBLICIDADE