quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso reduz queimadas e deixa liderança nacional

PUBLICIDADE

No período de 1º de julho a 15 de setembro, quando a queimada estava proibida em Mato Grosso, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 22.180 focos de calor no estado. Houve uma redução de 42,83% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2004 foram registrados 39.752 focos de calor durante o período de proibição das queimadas em Mato Grosso. Os dados foram divulgados pelo tenente-coronel Arilton Ferreira Azevedo, que comandou as ações de combate a incêndios e queimadas no Estado, em entrevista coletiva no começo da tarde desta sexta-feira (16/09).

Assim, depois de vários anos figurando na primeira posição do ranking nacional de queimadas, o Estado finalmente deixou esta posição incômoda. De acordo com dados divulgados pelo Comitê Estadual de Combate e Prevenção às Queimadas, com uma redução drástica no número de focos de calor este ano, Mato Grosso foi ultrapassado pelo Pará, e hoje ocupa a segunda posição em número de queimadas.

Outro dado considerado importante pelas autoridades ambientais é a redução da participação de Mato Grosso na estatística nacional. Em 2004 o Estado contribuiu com 42,83 % do total de queimadas registradas no Brasil, enquanto outros Estados somaram juntos 57,17%. A participação de Mato Grosso em 2005 caiu para 24,59%. Em nível nacional, a redução de queimadas foi de apenas 2,81%.

Arilton Azevedo comemora o resultado destacando o trabalho conjunto feito pelas 25 entidades que participaram do Comitê Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais. “Apesar do clima ser adverso, com a umidade relativa do ar chegando a até 11% no Estado, conseguimos com esforço e dedicação de nossas equipes controlar alguns focos de incêndios de grandes proporções como o registrado no parque estadual Encontros das Águas, no Pantanal” disse Arilton.

Para 2006, a meta da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), é reduzir mais ainda o número de queimadas em Mato Grosso. A educação ambiental será a principal ferramenta de trabalho a ser utilizada pela Sema para conscientizar a população e produtores rurais sobre a necessidade de evitar as queimadas tanto no campo, como no perímetro urbano.

A superintendência de Educação Ambiental criada pela Sema fará palestras em assentamentos rurais e distribuirá materiais educativos na cidades, mostrando os riscos e os prejuízos causados pelo fogo.

Cento e cinqüenta agentes ambientais serão contratados nos próximos dias pela secretaria de Meio Ambiente, para ajudar no trabalho preventivo em todo o Estado.

Além de cuidar de reservas ambientais, parques e rios, os agentes serão utilizados também no trabalho de prevenção e combate a incêndios. Cerca de 50 agentes serão destinados à Defesa Civil, onde serão capacitados para ajudar o Corpo de Bombeiros em campanhas contra as queimadas.

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, avaliou positivamente os números, mas disse esperar por melhores resultados em 2006. “Assumimos a Sema em 1º de julho, tempo insuficiente para realizarmos um grande trabalho de prevenção e combate ao fogo, mas com certeza ano que vem os resultados serão melhores ainda”, aposta o secretário. A partir de hoje, autorizações para queima controlada voltam a ser emitidas pelo Ibama, porém as queimadas urbanas continuam proibidas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE