A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Administração Pública, da Polícia Judiciária Civil, iniciou hoje, pelos municípios da região Noroeste, as vistorias nos maquinários e caminhões comprados pelo Governo do Estado. Dois peritos oficiais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) coordenados pelo delegado Gianmarco Paccola Capoani e um investigador se deslocaram para fazer a perícia em onze municípios iniciando por Castanheira. O trabalho deve durar cinco dias. Após, a fiscalização começa em outros municípios que ainda serão definidos.
A perícia será realizada por amostragem devido ao volume de maquinários e pelo fato de todos os municípios terem recebidos os equipamentos e veículos. Os peritos devem conferir se os componentes e acessórios correspondem aos comprados pelo Estado, como pneus, caçambas e potência dos motores.
As investigações pretendem obedecer ao prazo legal de 30 dias. De acordo com os delegados, o trabalho está caminhando em ritmo acelerado e aguarda entrega do relatório da auditoria do Estado. Os delegados responsáveis pelo caso somente vão se pronunciar após o término das investigações que vão apurar suposto superfaturamento na compra de caminhões e maquinários que chegariam a R$ 36 milhões.