quarta-feira, 15/maio/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso deve encerrar com aumento no número de prisões, prevê secretário

PUBLICIDADE

O Estado deve encerrar o ano com aumento no número de pessoas presas, segundo previsão do secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas. Ao Só Notícias, ele explicou que, em 2016, foram registradas cerca de 13 mil prisões em Mato Grosso. “Diante dos avanços das organizações criminosas, que ocorrem não só no Estado, mas no Brasil, e da estrutura que temos hoje, acredito que vamos efetuar 15 mil prisões”.

Segundo Jarbas, há previsão também de aumento no número de armas e drogas apreendidas. “Ano passado foram 14,6 toneladas de drogas e 4 mil armas apreendidas. Proporcionalmente, quando comparamos o momento em que estamos com o mesmo período do ano passado, já fizemos mais apreensões. Acredito que este ano teremos um resultado muito melhor na segurança pública decorrente de três eixos: investimento, metodologia de trabalho e comprometimento dos nossos 15 mil profissionais”.  

Anualmente, a Secretaria de Segurança Pública  gasta cerca de R$ 2,4 bilhões em folha de pagamento, custeio e investimento. “É um serviço caro e, mesmo diante da crise econômica, estamos conseguindo investir. Somente este ano, foram investidos R$ 16 milhões. De 15 mil profissionais, 3.363 ingressaram na gestão Pedro Taques. Este ano realizamos quase 17 mil ações e operações integradas, responsáveis por 2.500 prisões”.

O governo ainda deve continuar aumentando os gastos com segurança pública. Isso porque o concurso público com mais de 2,4 mil vagas para a área de segurança pública deve sair ainda este ano. A confirmação foi dada por Rogers Jarbas. “Acredito que até o último trimestre estaremos publicando estes editais. Se não for possível lançar até o final do ano, faremos logo no início de 2018”, garantiu.

Serão 1.200 vagas para soldados da Polícia Militar, 900 para investigadores, 300 para escrivães da Polícia Judiciária Civil, 42 para técnicos de necropsia, além da convocação dos 107 soldados do Corpo de Bombeiros. “O concurso para técnico em Necropsia e papiloscopista está bem adiantado. Também estamos mudando o lotacionograma da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para poder realizar concurso para peritos”, revelou.

De acordo com o secretário, a convocação dos profissionais deverá ser imediata. “Com toda certeza vamos convocar até o ano que vem. Com a Reforma da Previdência, muitos profissionais estão buscando a aposentadoria. E isso vai liberando vaga. Precisamos trazer novos profissionais e avançar em efetivo”, afirmou Rogers.

O concurso para a segurança pública foi autorizado pelo governador Pedro Taques, em fevereiro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro e moto se envolvem em colisão e um fica ferido em Sinop

O acidente envolvendo a Honda Bros branca e vermelha...

Terminam nesta 5ª inscrições de concurso público em município de Mato Grosso

Termina nesta quinta-feira o prazo de inscrições do concurso...
PUBLICIDADE