Com a previsão de entrega para dezembro de 2011, Batalhões do Exército Brasileiro e empresas contratadas pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), trabalham para garantir a pavimentação da BR-163 nos Estados de Mato Grosso e o Pará. Ao todo, serão 1.055 quilômetros entre Guarantã do Norte (localizada na primeira unidade federada) e Santarém. O investimento contempla cifras na ordem de R$ 1,4 bilhão.
Em Mato Grosso, 50% da pavimentação foram concluídos pelo 9º BEC, isto é, 25 quilômetros de aproximadamente 50. Nos demais pontos a previsão é retomar o asfaltamento mediante melhoras nas condições climáticas. As obras na rodovia federal – atualmente uma das principais para o escoamento da produção agrícola – ocorrerão em 11 lotes.
No Pará, onde está a maior parcela das áreas a serem pavimentadas, o percentual de avanço varia de acordo com cada trecho. É o caso, por exemplo, de Mirituba – distrito de Itaituba – onde 17 quilômetros dos 32 estão prontos. Nesta região o executor é o 9º Batalhão de Engenharia do Exército e abrange os kms 1.096 ao 1.129, trecho coincidente entre as rodovias BR-163 e BR-230.
Em Belterra, trecho Tapajós (20 quilômetros), o 8º e 5º BECs já concluíram as duas passagens de fauna construídas. É a mesma situação na extensão Belterra e Rurópolis (20km), onde os mesmos serviços foram realizados. Em Rurópolis, trecho Tapajós (83,9km), o trecho foi dividido em 5 sublotes e o Destacamento de Integração Tapajós da Exército participa das obras fiscalizando as empresas. Cinco pontes serão construídas.
A pavimentação da BR no território paraense compreende outras regiões. Só Notícias apurou junto ao Programa de Comunicação Social da BR-163 como está o andamento das obras nas localidades. Atualmente, os serviços em cada ponto estão da seguinte forma:
Divisa dos Estados de Mato Grosso e Pará ao Salto do Curuã
Lote 0.1 (102,3 km)
Conclusão de duas recuperações de erosões no trecho conhecido como “Cintura Fina” – execução de drenagem e hidrossemeadura.
Cachoeira da Serra
Lote 0.2 (70.9km)
40,7 km pavimentados (57,5% do trecho).
46 bueiros e 33 galerias concluídos.
Castelo dos Sonhos – distrito de Altamira
Lote 1.1 (67,3km)
83,2% do trecho, cerca de 56km, foram terraplanados.
24km pavimentados.
12 galerias e 98 bueiros concluídos.
Instalação de 14 placas de sinalização ambiental (10 de proteção à fauna).
Castelo dos Sonhos/Novo Progresso
Lote 1.2 (68km)
Terraplanagem em 24,16km (35,5% do total).
61 bueiros e galerias concluídos (66,3% do total).
Novo Progresso
Lote 1.3 (41,5km)
Terraplanagem em 33,5km – 80% concluídos.
13 galerias e 48 bueiros – 100% concluídos.
12,5km pavimentados (30% do trecho) concluídos em 45 dias.
Instalação de 10 placas de sinalização ambiental.
Moraes de Almeida/Trairão
Lote 1.4 (66,63km)
Terraplanagem em 15km (23,07% do total).
18 bueiros concluídos (21,5% do total).
Trairão
Lote 1.5 (117,14km)
Trecho terraplanado 21,5km (18,4% do total).
Detonações em vários pontos.
Executados 40 bueiros e 12 galerias.
Trairão e Itaituba
Lote 1.6 (112,52km)
Terraplanagem em 20,7% o que equivale a 23,4km
20,7% da drenagem pluvial está concluída desde julho de 2010
Campo Verde – Itaituba – Rurópolis
Trecho coincidente – BR-163/BR-230 (112km)
55km de terraplanagem concluídos.
86 bueiros concluídos de um total de 154.
Execução de 33% de hidrossemeadura sendo 1 milhão de metros quadrados plantados.
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