PUBLICIDADE

Lucas: secretaria fará campanha para orientar travessia nas vias com semáforos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Segurança e Trânsito está preparando uma campanha educativa para conscientizar a população sobre as mudanças e a importância de seguir as novas regras nos quatro pontos de cruzamento onde foram instalados semáforos, orientando o tempo que separa pedestres ou motoristas de uma travessia segura para todos ou de um acidente. Já foi constatado, por exemplo, casos de alguns pedestres ignorando a sinalização e atravessar no meio dos carros aumentando riscos de acidentes. Os semáforos estão instalados nos cruzamentos das avenidas Mato Grosso com a Paraná, da Mato Grosso com a Rio Grande do Sul, da Goiás com a Rio Grande do Sul e da Goiás com a Paraná.

“Muitos pedestres ainda não entenderam que a parada é obrigatória enquanto o sinal não ficar verde para eles fazerem a travessia da via.  Colocamos equipes fazendo o trabalho de orientação do trânsito nas horas de pico nesses quatro pontos desde que os semáforos foram instalados exatamente porque sabíamos que haveria mais dificuldade no começo e que seria necessário um período de adaptação à novidade. Surpreendentemente, os motoristas se adaptaram facilmente e têm respeitado o tempo de parada. O problema maior é com alguns pedestres que ainda não entenderam que também para eles há semáforo e tempo certo para fazer a travessia com segurança”, informou o supervisor da Guarda Municipal, Fábio Medeiros.

Resultante de um estudo feito para solucionar o problema de congestionamento de trânsito já frequente na região central da cidade, o sistema binário inteligente entrou em funcionamento no dia 26 de junho e os temporizadores, conforme o volume de tráfego, automaticamente se programam para 20 ou 30 segundos de espera. “Para dar maior fluidez ao trânsito, o sistema instalado não permite que o motorista faça conversões à esquerda sempre que se deparar com um dos semáforos. O equipamento monitora o fluxo a cada momento e fecha ou libera o trânsito em determinado sentido de acordo com o número de veículos existentes”, explica.

Futuramente, também será feita a instalação na esquina da avenida Goiás com a São Paulo, nas proximidades da rodoviária, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato-grossenses estão entre repatriados que chegaram hoje dos EUA no Brasil

Nova operação do governo federal recebeu, hoje, 26 brasileiros...

Nova Mutum define aquisição de sistema automatizado para manutenção de áreas verdes

A prefeitura de Nova Mutum reiniciará, na próxima segunda-feira...

Unemat divulga 5ª chamada do SiSU; matrículas até segunda

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou...
PUBLICIDADE