sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Lucas: secretaria fará campanha para orientar travessia nas vias com semáforos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Segurança e Trânsito está preparando uma campanha educativa para conscientizar a população sobre as mudanças e a importância de seguir as novas regras nos quatro pontos de cruzamento onde foram instalados semáforos, orientando o tempo que separa pedestres ou motoristas de uma travessia segura para todos ou de um acidente. Já foi constatado, por exemplo, casos de alguns pedestres ignorando a sinalização e atravessar no meio dos carros aumentando riscos de acidentes. Os semáforos estão instalados nos cruzamentos das avenidas Mato Grosso com a Paraná, da Mato Grosso com a Rio Grande do Sul, da Goiás com a Rio Grande do Sul e da Goiás com a Paraná.

“Muitos pedestres ainda não entenderam que a parada é obrigatória enquanto o sinal não ficar verde para eles fazerem a travessia da via.  Colocamos equipes fazendo o trabalho de orientação do trânsito nas horas de pico nesses quatro pontos desde que os semáforos foram instalados exatamente porque sabíamos que haveria mais dificuldade no começo e que seria necessário um período de adaptação à novidade. Surpreendentemente, os motoristas se adaptaram facilmente e têm respeitado o tempo de parada. O problema maior é com alguns pedestres que ainda não entenderam que também para eles há semáforo e tempo certo para fazer a travessia com segurança”, informou o supervisor da Guarda Municipal, Fábio Medeiros.

Resultante de um estudo feito para solucionar o problema de congestionamento de trânsito já frequente na região central da cidade, o sistema binário inteligente entrou em funcionamento no dia 26 de junho e os temporizadores, conforme o volume de tráfego, automaticamente se programam para 20 ou 30 segundos de espera. “Para dar maior fluidez ao trânsito, o sistema instalado não permite que o motorista faça conversões à esquerda sempre que se deparar com um dos semáforos. O equipamento monitora o fluxo a cada momento e fecha ou libera o trânsito em determinado sentido de acordo com o número de veículos existentes”, explica.

Futuramente, também será feita a instalação na esquina da avenida Goiás com a São Paulo, nas proximidades da rodoviária, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE