domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Laudo aponta que parque em Chapada dos Guimarães pode ser reaberto em um mês

PUBLICIDADE

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, divulgou hoje (13) de manhã o laudo técnico das trilhas do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães elaborado pelos professores doutores Prudêncio Rodrigues de Castro Junior, do Departamento de Geologia Geral do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), e Claudio Cruz Nunes, do Departamento de Engenharia Civi da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET).

A expectativa é de reabertura do Parque Nacional em até um mês. De acordo com o estudo, a reabertura do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães deve ser feita por etapas, desde que sejam atendidas as recomendações técnicas. Primeiro deve ser reaberto o acesso ao mirante da cachoeira Véu de Noiva e, paulatinamente, as trilhas que dão acesso ao circuito do complexo das cachoeiras. Feitas as obras de adequações, a expectativa é de reabertura do mirante do Véu de Noiva até o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, que acontece no período de 28 de junho a 6 de julho.

O laudo técnico recomendou a transferência do estacionamento para o topo do planalto; alterações na trilha de chegada ao Centro de Visitantes com instalação de guarda-corpo e corrimão nos trechos de maior declive; construção de um caminho de pedras para visitantes; rampa de acesso ao mirante Véu de Noiva com piso antiderrapante; controle da capacidade de carga do mirante ( número de pessoas) e às interdições das pontes de descida à cachoeira Véu de Noiva e de acesso à trilha do Coxipó.

Segundo o laudo técnico, é necessária investigação geológico-geotécnica minuciosa para detectar “eventuais setores da escarpa que estão se descalçando”. Recomenda a construção de obras de engenharia para estabilização desses blocos, se for verificado o problema; a contratação de um arquiteto paisagista e de um engenheiro civil de estruturas para a padronização das obras e execução de projetos arquitetônicos e estruturais.

O estudo foi solicitado pelo Conselho Consultivo do Parque Nacional para balizar o processo de reabertura, indicar a adoção de medidas necessárias para garantir a segurança dos visitantes e definir o fechamento das áreas de risco.
O

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE