domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Justiça recebe denúncia contra 4 indígenas acusados de espancar xavante até a morte em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: divulgação)

A Justiça Federal acatou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra quatro indígenas da etnia Xavante pelo assassinato de outro indígena, da mesma etnia. O crime aconteceu na noite do dia 10 de março deste ano, na Terra Indígena Areões, localizada no município de Nova Nazaré (720 quilômetros de Cuiabá).

O MPF também pediu a prisão preventiva do responsável por arregimentar o grupo que agrediu a vítima, mas o pedido foi negado pela Justiça Federal. Por discordar da decisão judicial, o MPF recorreu, pois entende que a decisão vai contra a posição firmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A vítima, Severino Tsaridu Xavante, foi espancada até a morte com socos, chutes e golpes de borduna (arma indígena) na presença de seu filho de 17 anos e do irmão da vítima que também foram agredidos para que não defendessem Severino. Após a morte, os agressores ainda impediram por um tempo, tanto o irmão da vítima como o filho, de chegar próximo ao corpo.

De acordo com a denúncia feita pelo MPF, o carro em que estava Severino e outros quatro indígenas enguiçou na estrada de acesso à Aldeia Dois Galhos e aldeias vizinhas. Como a passagem ficou interrompida, a vítima e os demais ocupantes do veículo foram abordados por alguns indígenas das Aldeias Pequi e Cachoeira, entre eles um dos acusados, que aparentava estar sob efeito de álcool e teria dado início a uma discussão. Segundo o MPF, o réu foi até sua aldeia e voltou em companhia de outros indígenas, que se reuniram no local onde estava Severino e o agrediram até a morte.

O fato está sendo julgado pela Justiça Federal porque o homicídio não teria sido motivado apenas pela interrupção do fluxo na estrada pelo veículo estragado, mas por disputas relacionadas à comercialização ilegal de madeira nas terras indígenas. Os denunciados, que agora passam à condição de réus, são acusados de homicídio qualificado por motivo fútil, com emprego de meios cruéis e que impossibilitaram a defesa da vítima.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

SEMA inaugura fábrica de castanhas em território indígena no Mato Grosso

A secretaria estadual de Meio Ambiente inaugurou uma fábrica...

Bebê de 2 meses morre após se engasgar em Sorriso

Uma bebê de 2 meses e 25 dias morreu...
PUBLICIDADE