A maioria dos acusados que ficou por mais de uma semana presa, em Sinop, sob acusação de fraudes ambientais para extração ilegal de madeira ganha liberdade. A Justiça Federal está liberando 66 pessoas que foram e continuarão sendo investigadas pela Polícia Federal e a própria justiça.
Só Notícias apurou que, em Sinop, foram liberados os ex-gerentes do Ibama Guilherme Lima e Carlos Bernardes, os servidores Raimundo Nonato, Alessandro de Oliveira Arantes, Raimundo Nonato Alves de Souza, Reinaldo Oliveira Lucialdo também estão presos bem como o ex-servidor Joaquim Souza Lima, a despachante Rosana Maria Zalevski, Éverson Alves da Silva, Rui Henrique Junior e Lucio Barbosa Maia
Na lista dos 34 que tiveram prisão preventiva decretada está o ex-gerentes do Ibama em Sinop Gleiçon Figueiredo, além dos despachantes Aparecido Vicente Pereira e Daniel Tenório Cavalcante, acusados, segundo a Polícia Federal, de pagamento de propina para liberação de ATPFs. Também permanece preso em Sinop Wilson Rosseto, acusado de pagamento de propina. Ele foi preso em Colíder.
O superintendente do Ibama Hugo Werle e o ex-chefe do Ibama em Sinop e Alta Floresta Sebastião Barbosa também continuarão presos. Eis a lista dos 34 que tiveram prisão preventiva decretada:
Dirceu Bevenutti
Bruno Roberto de Carvalho
Jesuíno Vieira da Silva
Paulo Roberto Salazar
Alfredo Hiroshi Abe
Benedito Paes Camargo
Daniel Cavalcante (Sinop)
Douglas Vasconcelos Rosa
Élvis Cleber Portela
Evandro Viero Trevisan
Hugo José Scheuer Werle
José Carlos Ferreira
Luiz Duarte
Marcos Pinto Gomes
Marcos Pontes Xavier
Osmar Alves de Queiroz
Paulo Roberto da Conceição Junior
Edmilson Mendes
Plínio de Matos
Ricardo Arruda de Moraes
Rony César de Souza
Simplício Luiz do Prado
Dinail Carlos da Silva
Jorge Kury Neto
Nadir Saggin
Rosana Sueli Klann
Sebastião Crisóstomo Barbosa Maia (Alta Floresta)
Aparecido Vicente Pereira (Sinop)
Gleyçon Benedito de Figueiredo (Sinop)
Wander Destefani (Tapurah)
Maura Regina Gonzáles Andrade
Eronilson Biava
Nivaldo do Carmo Silva
Wilson Antônio Rosseto (Colíder)