quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Juiz fala em virtualização para acelerar processos em MT

PUBLICIDADE

Uma das saídas para agilizar a tramitação de processos na justiça federal em Mato Grosso é virtualização total deles, aliadas a ampliação do número de varas. O posicionamento é do diretor do Foro da Justiça Federal no Estado, juiz Paulo Sodré, que destacou a existência de um plano nacional com este fim, mas que no entanto, seguem sem previsão para implantação no interior do país, já que acontece inicialmente nas capitais.

“O que tem se discutido em âmbito nacional é a virtualização do processo. Com isso se faz com ele tramite mais rápido. Então, são duas ações não excludentes mas convergentes [estruturação e virtualização”, afirmou o juiz. “Há um projeto no âmbito nacional de virtualização mas ele iniciará pelas capitais e até meados do ano que vem temos ela. No interior vai demorar um pouco mais, quanto (tempo) não sabemos, vai depender do desempenho nas capitais”, acrescentou.

Em Sinop, por exemplo, há um fórum da Justiça Federal com duas varas e dez mil processos, com circunscrição em toda região, com mais de 32 municípios. O juiz vistoriou as obras da nova sede semana passada, oportunidade em que destacou ser criar com novo prédio, um ambiente para as indicações políticas para a criação de novas varas.

Conforme Só Notícias já informou, a expectativa é que a nova sede, cujas obras começaram há poucos dias, seja concluída no final do ano que vem. R$ 5 milhões estão previstos em investimentos no projeto de 2.050 m². Atualmente, o fórum funciona em imóvel locado, na avenida Júlio Campos, próximo a Catedral. Nas duas varas instaladas estão mais de 10 mil processos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE