A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital de concessão da BR-163 em Mato Grosso. Pouco mais 800 quilômetros são previstos para serem repassados à iniciativa privada, entre Sinop e a divisa com Mato Grosso do Sul, na concorrência programada para 27 de novembro, às 10h, em São Paulo (SP). O valor mínimo proposto é de R$ 147 milhões com taxa de retorno em 7,20% ao ano.
A publicação aponta para nove praças de pedágios sendo a primeira em Itiquira, no valor de R$ 4,80; Rondonópolis (R$ 5,50); Campo Verde/Santo Antonio de Leverger ( R$ 4,50); Cuiabá/Santo Antonio de Leverger (R$ 4,50); Acorizal/Jangada (R$ 5,90); Diamantino (R$ 5); Nova Mutum (R$ 4,10); Lucas do Rio Verde (5,20) e Sorriso, (R$ 7,50). A cobrança da tarifa pode ter início somente após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário, como a execução de 10% das obras de duplicação.
O trecho concedido deverá ser totalmente duplicado a partir da data de expedição da Licença de Instalação e deve ser concluída em até 48 meses. No primeiro ano deve atingir 72,6 km; no seguinte, 108,9 km e no terceiro, 154,2 km e no quarto, 117,9 km, atingindo totalmente 453,6 km.
Segundo a ANTT, os orçamentos de investimentos e custos de operação foram feitos com base nos custos unitários das obras, equipamentos e serviços e nos cronogramas de aquisição, reposição e operação. Eles foram definidos em função do crescimento do tráfego e da manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos para a rodovia. A receita do pedágio é estimada em R$ 14,75 bilhões; investimentos R$ 4,60 bilhões; investimento até o quinto ano, R$ 2,38 bilhões e custos operacionais R$ 2,74 bilhões.
O sistema rodoviário em questão abrange 19 municípios: Acorizal, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Itiquira, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Mutum, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São Pedro da Cipa, Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Vera.