sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Indea alerta veterinários para habilitação na realização do exame de brucelose

PUBLICIDADE

Os médicos veterinários que realizam os exames de brucelose e tuberculose em Mato Grosso devem fazer um credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, para continuar a fazer os exames e adquirir os antígenos e alérgenos necessários. O supervisor regional do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso) de Sinop, José Carlos Balbo, disse ao Só Notícias, que os interessados deverão procurar o Indea e apresentar o documento de carteira profissional e o certificado de participação do curso de habilitação feito na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) em Cuiabá. “Os profissionais que quiserem se credenciar, devem encaminhar a documentação e aguardar a vistoria”, relatou o supervisor.

O Indea encaminhará a documentação ao ministério, que fará uma vistoria dos equipamentos e instalações no local indicado pelo profissional, utilizados para a realização dos exames, e depois será expedida a habilitação ao profissional.

A vacinação em fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses é obrigatória no Estado desde 2003. E devem ser feitas em duas etapas por ano, uma de janeiro a junho e outra de julho a dezembro.
Até o final de maio já tinham sido comercializadas aproximadamente 1,5 milhões de doses. E a partir de janeiro de 2006, o transporte de bovinos e bubalinos, exceto para o abate, só será permitido com a comprovação da vacinação contra brucelose.
Brucelose é uma doença infecto-contagiosa que provoca aborto nos rebanhos bovinos, esterilidade temporária, repetições no cio e perda na produção de leite. A maior forma de contaminação da doença se dá por fetos abortados, descargas vaginais de fêmeas infectadas e alimentos contaminados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE