Visando conscientizar os fumantes sobre os malefícios do cigarro, amanhã, no “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, realizará a “Blitz do Tabaco” que mobilizará todos os bairros de Sorriso. A mobilização será realizada em frente ao Banco do Brasil, a partir das 17 horas, e contará com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outras entidades e clubes de serviços.
Segundo o secretário de Saúde, Elso Rodrigues, o objetivo da campanha, que começou esta manhã nas escolas municipais, é envolver professores, alunos e toda a comunidade no processo anti-tabagismo. “Vamos começar pelos professores e pelos alunos, que são nossos aliados e são os cobradores dos pais. Quem sabe um pai se sensibilizando com o pedido de um filho possa largar o cigarro. Isso vai melhorar a sua vida, da sua família, e vai melhorar até mesmo sua condição financeira, porque cigarro não é barato”, observa o secretário.
Durante toda a manhã de hoje, estudantes e professores da rede municipal de ensino promoveram nas escolas de 5ª a 8ª séries, atividades diferenciadas em alusão a data. Os alunos da Escola Municipal São Domingos percorreram o bairro com faixas e cartazes denunciando os perigos que o fumo pode causar á vida. Assim como no São Domingos, outros bairros da cidade tiveram a mobilização dos alunos nas ruas e avenidas.
A secretária de Educação, Marisa dos Santos Netto, explica qual o objetivo das mobilizações nos bairros. “Queremos com isso, mobilizar e atingir todo o município e os Distritos. Vamos orientar nossos alunos sobre todo o mal que o tabagismo causa na sociedade, e fazer deles os nossos multiplicadores”.