sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama multa fazendeiro por corte ilegal em propriedade próxima a Sinop

PUBLICIDADE

Mesmo com a proibição de novos desmates no Mato Grosso, anunciada no início do mês com a Operação Curupira, o Ibama flagrou um fazendeiro cortando árvores nativas no norte do Estado. O proprietário Ademar de Freitas, de acordo com a assessoria dso Ibama, foi multado em R$ 105 mil. A multa, nesses casos, pode chegar a R$ 1,5 mil por hectare desmatado sem autorização do Ibama.

A infração ocorreu a 100 quilômetros de Sinop, um dos focos de atuação da quadrilha desmantelada pela Operação Curupira. O corte ilegal foi detectado por imagens de satélite. A informação foi repassada a uma equipe da fiscalização, que de helicóptero localizou dois tratores arrastando um correntão e derrubando toda a vegetação à sua frente. Os serviços de satélite têm sido decisivos para o trabalho do Ibama de fiscalização do corte ilegal de florestas em áreas de difícil acesso.

O órgão reforçou a fiscalização no norte do Mato Grosso, por se tratar de região vasta, com poucas e péssimas estradas, onde muitas vezes o acesso só é possível por helicóptero. Seis equipes do Ibama, posicionadas em pontos estratégicos, fiscalizam cada ponto da região.

– O trabalho de controle do desmatamento seguirá rigoroso. Não proibimos o corte. Não estamos querendo impedir ninguém de trabalhar. Estamos dizendo apenas que o manejo da floresta deve ocorrer em áreas autorizadas, para favorecer o desenvolvimento sustentável, duradouro e em benefício do conjunto da população – afirma o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel.

As ações dos fiscais no Norte do Mato Grosso fazem parte do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, programa prioritário do governo federal. Ele surgiu quando o governo analisou o quadro da devastação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE