quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Operação Caipora multa pecuaristas no Mato Grosso

PUBLICIDADE

Uma grande operação de fiscalização do Ibama denominada Caipora autuou pecuaristas nos municípios de Aripuanã e Rondolândia, norte do Mato Grosso em ações realizadas no último fim de semana. As multas aplicadas por conta dos desmatamentos ilegais somaram R$3.2 milhões. Os integrantes da operação também localizaram dez serrarias através de sobrevôo de helicóptero. Uma delas foi lacrada após ser realizada a vistoria de pátio. As demais estão em processo de fiscalização e em alguns casos os proprietários ainda não foram encontrados.

Foram mapeados nove desmatamentos dos quais três foram embargados por falta de autorização do Ibama. Outros estão sendo analisados através dos mapas fornecidos pelo Centro de Sensoriamento Remoto para a definição precisa das coordenadas geográficas e o levantamento dos responsáveis. O monitoramento remoto tem se mostrado um eficiente instrumento de controle usado pela Diretoria de Proteção Ambiental para localizar desmatamentos ilegais.

A operação se estenderá por todo o estado de Rondônia e norte do Mato Grosso sob a coordenação da gerência executiva do Ibama em Ji-Paraná. O gerente Walmir de Jesus que ao longo do último ano vem sofrendo pressão de madeireiros e políticos para abandonar o cargo, acredita que a imprensa pode ser uma grande parceira nesse processo de combate ao desmatamento ilegal de florestas. Os trabalhos de fiscalização coordenados por Walmir e os seus enfrentamentos com madeireiros e políticos estão sendo documentados pelo cineasta e ambientalista Adrian Cowell para a rede BBC de Londres.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morador cai de altura de 3 metros durante manutenção de telhado no Nortão

A vítima, de 68 anos, recebeu os primeiros atendimentos...

Dois são hospitalizados após colisão entre carro e moto em Sinop

O acidente envolvendo a Honda Fan preta e GM...
PUBLICIDADE