Foram prorrogadas até dia 10, sexta-feira, nas agências da Caixa Econômica Federal, e dia 12, domingo, pela Internet, as inscrições para o concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que selecionará 610 funcionários para o cargo de analista ambiental.
É necessário ter curso superior completo em qualquer área. O salário inicial é de R$ 2.717,85. Além das 610 vagas para início imediato, o Ibama usará o resultado do concurso para preencher mais 305 postos ao longo dos próximos dois anos. As vagas originais estão distribuídas pelos 26 Estados e pelo Distrito Federal. O candidato escolhe já no momento da inscrição qual o Estado em que deseja exercer a profissão.
O analista ambiental trabalhará com a implantação de políticas nacionais de meio ambiente, além de atividades como regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental.
O concurso ocorre pouco depois de um estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revelar aumento de 6% na taxa de desmatamento da Floresta Amazônica (26.130 km², o segundo maior da história).
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reagiu aos dados e as novas ações no setor devem garantir muito trabalho a todos os setores envolvidos em atividades ambientais – especialmente os que têm poder de fiscalização, como é o caso do Ibama.
O maior número de vagas está em Brasília: são 165. No Pará são 85, com mais 60 no Mato Grosso e 56 em Rondônia. São Paulo e Rio Grande do Sul estão entre os Estados com o menor número de vagas oferecidas, com apenas três postos cada.
Inscrição online
Para quem optar pela inscrição online, o site é o da Cespe www.cespe.unb.br, organizadora de concursos públicos ligada à Universidade de Brasília. Neste endereço também está o edital completo; é fundamental lê-lo com atenção.
O prazo final acaba às 20h do domingo, dia 12, observado o horário oficial de Brasília. Após fazer a inscrição, o candidato imprime um boleto para pagar a taxa, que é de R$ 60, numa agência bancária. O vencimento é no dia 13, segunda. Na Caixa, o pagamento é feito na hora.
Para ser aprovado, o concorrente terá que passar por uma prova objetiva e uma redação. O horário e os locais de realização das provas serão divulgados até o dia 23 de junho. Os exames serão aplicados na capital do Estado no qual o candidato se inscrever.